Home Blog

São João de Petrolina 2026! Hoje(26) tem Wesley Safadão, Simone Mendes e mais

0

Acompanhe a programação do São João de Petrolina 

   Hoje tem mais. Veja a programação

                 26 de junho | sexta-feira

Wesley Safadão interrompe show e faz apelo sobre eleições

Wesley Safadão

Menos é Mais emplaca duas músicas entre as três mais ouvidas no país; grupo  vem a

Menos é Mais

Simone Mendes - EU MENTI (Cantando Sua História 2) - YouTube

Simone Mendes

Eric Land - YouTube

Eric Land

Raphaela Santos - In comunidade (Completo Ao Vivo ) - YouTube

Raphaela Santos

Sem álbum solo desde 2017, Ana Costa lança disco inédito nesta sexta -  Novabrasil

Ana Costa

27 de junho | sábado

  • Henrique e Juliano
  • Nattan
  • Léo Foguete
  • Calcinha Preta
  • Grelo
  • Patrick Costa

Advertisement

COPA DO MUNDO! Jogos de hoje, sexta-feira (26.06.2026)

0

Tudo sobre a Copa do Mundo 2026: O Guia Completo para o Torcedor Brasileiro

Astro e capitão da França, o atacante Kylian Mbappé será um dos astros em ação no 16º dia da Copa do Mundo - (crédito: Franck Fife/AFP)

Astro e capitão da França, o atacante Kylian Mbappé será um dos astros em ação no 16º dia da Copa do Mundo – (crédito: Franck Fife/AFP)

Penúltimo dia da terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A 16ª diária da competição, esta sexta-feira (26/6), será a terceira de quatro totais composta por seis partidas. Assim como nos dois anteriores (terça e quarta-feira), mais três chaves terão os respectivos futuros definidos no Mundial de Seleções.

Desta vez, será a vez dos Grupos D, E e F. Da mesma forma, serão dois jogos por vez. As respectivas duplas serão formadas pelos dois confrontos de cada chave. Os primeiros em ação serão os do I. Às 16h, em Toronto (Canadá), Senegal e Iraque fazem o duelo pela parte de baixo do grupamento. Na disputa da liderança, Noruega e França fazem o outro embate, em Boston (Estados Unidos).

O Grupo H entra em campo às 21h. Em Houston (Estados Unidos), Cabo Verde e Arábia Saudita se enfrentam em duelo com chances de classificação para ambos. Em Guadalajara (México), a Espanha tentará garantir a ponta da chave contra o Uruguai.

Na virada de sexta para sábado, à 0h, o Grupo G fecha os trabalhos. Todas as quatro equipes chegam com chances de classificação. Egito buscará confirmar o primeiro lugar contra Irã, segundo colocado, com dois pontos. Com a mesma pontuação, a Bélgica é terceira e terá pela frente a Nova Zelândia, dona de um ponto. O primeiro jogo acontecerá em Seattle (Estados Unidos). O segundo, em Vancouver (Canadá).

Confira horários, locais e onde assistir aos jogos de sexta-feira (26/6) da Copa do Mundo de 2026:

Noruega x França

Horário: 16h (horário de Brasília)

Local: Boston Stadium, Boston, Massachusetts, Estados Unidos

Onde assistir: TV Globo (TV aberta); SporTV (tv fechada); CazéTV (YouTube)

Iraque x Senegal

Horário: 16h (horário de Brasília)

Local: Toronto Stadium, Toronto, Ontario, Canadá

Onde assistir: CazéTV (YouTube)

Cabo Verde x Arábia Saudita

Horário: 21h (horário de Brasília)

Local: Houston Stadium, Houston, Texas, Estados Unidos

Onde assistir: CazéTV (YouTube)

Espanha x Uruguai

Horário: 21h (horário de Brasília)

Local: Guadalajara, México

Onde assistir: Globo e SBT (TV aberta); SporTV e NSports (TV fechada); CazéTV (YouTube); GeTV e Globoplay (streaming)

Egito x Irã

Horário: 0h (de sexta para sábado, horário de Brasília)

Local: Century Link Field, Seattle, Estados Unidos

Onde assistir: Globo (TV aberta); SporTV (TV fechada); CazéTV (YouTube); Globoplay (streaming)

Bélgica x Nova Zelândia

Horário: 0h (de sexta para sábado, horário de Brasília)

Local: Vancouver BC Place Stadium, Vancouver, Canadá

Onde assistir: CazéTV (YouTube)

Brasil x Japão: duelo no mata-mata reúne seleções com laços históricos

O futebol japonês nunca escondeu a influência brasileira em sua evolução. Nomes como Zico, Leonardo e Dunga ajudaram a abrir caminhos e deixaram marcas profundas no desenvolvimento da modalidade no país asiático.

Agora, porém, a história ganha um novo capítulo: Brasil e Japão estarão frente a frente no mata-mata da Copa do Mundo deste ano, na inédita fase de 16 anos de final. O duelo foi confirmado após o empate de 1 a 1 com a Suécia, resultado que garantiu a classificação em segundo lugar do Grupo F.

Os suecos também avançaram ao mata-mata ao terminarem entre os melhores terceiros colocados. Assim, duas escolas de futebol com laços históricos voltam a se encontrar em um confronto que promete emoção e uma vaga nas oitavas de final.

Apesar de um primeiro tempo de poucas oportunidades, os 45 minutos inciais deram o tom da partida, com um Japão veloz e bem organizado em campo, tudo sob o olhar atento do técnico Hajime Moriyasu, que acompanha cada detalhe da partida fazendo anotações em seu caderno.

Já a Suécia, que busca retomar o protagonismo de outras épocas, como na campanha da Copa do Mundo de 1994, e apostava na juventude de seu elenco para tentar surpreender os japoneses.

Os gols saíram no segundo tempo. Aos 10 minutos, o Japão marcou com uma troca de passes envolvente que resumiu a proposta coletiva do time. Depois de um passe em profundidade de Ritsu Doan, Daizen Maeda, ídolo do futebol escocês, finalização com o pé direito do meio da área no canto inferior esquerdo.

Instantes antes, o telão do estádio havia informado que a Tunísia diminuíra a desvantagem diante da Holanda, aumentando a tensão da partida e reforçando a importância de uma vitória japonesa.

Porém, a animação dos japoneses não pareceu durar porque a Suécia foi buscar o empate, que veio aos 16′, com um chute certeiro com o pé esquerdo de fora da área de Anthony Elanga, que disputa a Premier League.

Logo depois, a Holanda marcou o terceiro contra a Tunísia, que já estava eliminada do torneio. Com isso, a torcida presente ficou menos barulhenta, mais continuaram a apoiar o time. E quem cresceu foi a torcida da Suécia, que viu o time pressionar nos últimos minutos, forçando o goleiro japonês, Zion Suzuki, a realizar boas defesas.

Brasil e Japão se enfrentam na segunda-feira (29/6), às 14h (horário de Brasília), em Houston, no Texas. A Seleção Brasileira deve permanecer em Nova Jersey e viajar para o local da partida apenas próximo ao confronto.
Na busca pela sexta estrela, o Brasil inicia um novo capítulo no Mundial diante de um velho conhecido: o Japão, adversário que tem laços históricos com o futebol brasileiro e vem de uma evolução cada vez mais consistente no cenário internacional.

Derrota recente

Em outubro do ano passado, o Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2, em partida disputada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Foi a primeira derrota da Seleção Brasileira para os japoneses na história.

A Canarinho abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gols de João Pedro e Gabriel Martinelli. Na etapa final, porém, o Japão reagiu e virou o jogo com gols de Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda.

Informações do Correio  Brasiliense

No primeiro ano da gestão Fabinho, Salgueiro-PE, fica em 1° lugar no Sertão pernambucano em qualidade da informação contábil e fiscal

0

A cidade de Salgueiro-PE,  está entre os 36 municípios com melhor qualidade da informação contábil e fiscal do Brasil, alcançando o 1° lugar no Sertão e o top 10 em Pernambuco.

A façanha foi obtida por Fabinho Lisandro em seu primeiro ano de gestão, em 2025, e reconhecida pelo Tesouro Nacional, através do ‘IV Prêmio – Qualidade da Informação Contábil e Fiscal’. A conquista da ‘Nota A’ pela primeira vez na premiação destaca o compromisso da gestão Fabinho e Emmanuel com a transparência pública. Salgueiro ficou à frente de grandes cidades do Estado, inclusive da capital Recife.

Conforme dados divulgados pelo Tesouro Nacional, o município saiu da posição 1.015 no último ano do prefeito anterior para a ficar entre as 36 cidades com melhor desempenho no setor contábil/fiscal do país. A capital do Sertão Central alcançou o índice de 99,6%, reforçando o empenho de Fabinho com uma área que ele conhece muito bem, por ser um contador de sucesso na iniciativa privada.

A título de comparação, no primeiro ano do prefeito que antecedeu o atual governo, em 2021, Salgueiro estava na posição 4.953 no ranking nacional. O salto na premiação entre os dois governos foi de 4.917 posições, um dos maiores crescimentos na melhoria do setor contábil/fiscal em todo o Brasil.

Ranking

Criado em 2020 pelo Tesouro Nacional, o ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

O objetivo é estimular a continua melhoria da gestão da informação contábil no país, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da Contabilidade Pública e para o aumento da transparência no Brasil. Setores que Salgueiro tem avançado com Fabinho no governo. (Ascom)

Brasil x Japão: duelo no mata-mata reúne seleções com laços históricos

0

Daizen Maeda abriu o placar do jogo, aos 10 minutos do segundo tempo - (crédito: Aric Becker/AFP)

Daizen Maeda abriu o placar do jogo, aos 10 minutos do segundo tempo – (crédito: Aric Becker/AFP)

 

O futebol japonês nunca escondeu a influência brasileira em sua evolução. Nomes como Zico, Leonardo e Dunga ajudaram a abrir caminhos e deixaram marcas profundas no desenvolvimento da modalidade no país asiático.

Agora, porém, a história ganha um novo capítulo: Brasil e Japão estarão frente a frente no mata-mata da Copa do Mundo deste ano, na inédita fase de 16 avos de final. O duelo foi confirmado após o empate de 1 a 1 com a Suécia, resultado que garantiu a classificação em segundo lugar do Grupo F.

Brasil e Japão se enfrentam na segunda-feira (29/6), às 14h (horário de Brasília), em Houston, no Texas. A Seleção Brasileira deve permanecer em Nova Jersey e viajar para o local da partida apenas próximo ao confronto.
Na busca pela sexta estrela, o Brasil inicia um novo capítulo no Mundial diante de um velho conhecido: o Japão, adversário que tem laços históricos com o futebol brasileiro e vem de uma evolução cada vez mais consistente no cenário internacional.

Derrota recente

Em outubro do ano passado, o Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2, em partida disputada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Foi a primeira derrota da Seleção Brasileira para os japoneses na história.

A Canarinho abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gols de João Pedro e Gabriel Martinelli. Na etapa final, porém, o Japão reagiu e virou o jogo com gols de Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda.

Univasf está com inscrições abertas para a Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

0

Semana de Ciência e Tecnologia no enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

A Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas. O evento será realizado em conjunto com o I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e o III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, com o objetivo de promover um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os determinantes sociais da saúde e os desafios do enfrentamento das iniquidades no Brasil. A iniciativa acontecerá de 6 a 8 de agosto, no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro.

Organizada pelo Observatório de Análise Situacional de Saúde (OASIS) e pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), a Semana receberá inscrições até o dia 30 de julho, com taxas que variam conforme a categoria dos participantes. Os interessados devem acessar o site do evento para realizar a inscrição.

Além da participação nas atividades, os inscritos também poderão submeter trabalhos para apresentação durante o evento. O prazo para submissão de resumos estará aberto até 30 de junho, e a divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para ocorrer até 15 de julho. Os participantes poderão submeter até dois trabalhos, escolhendo um dos seis eixos temáticos disponíveis. Todo o processo de submissão será realizado de forma on-line, por meio de formulário eletrônico. Apenas os trabalhos que atenderem integralmente às exigências do edital, ao modelo estabelecido e aos prazos definidos serão encaminhados para avaliação.

Com programação integrada ao I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e ao III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, a iniciativa reunirá pesquisadores, gestores públicos, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes. A programação contará com minicursos, conferências e mesas-redondas que abordarão temas contemporâneos, apresentarão resultados de pesquisas e compartilharão experiências voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e da atenção à saúde.

Segundo Carlos Dornels, docente do Colegiado de Medicina e coordenador do OASIS, a Semana reforça o compromisso com a descentralização da produção científica e a ampliação do debate sobre problemas de saúde que afetam populações historicamente vulneráveis. “Realizado no semiárido brasileiro, o evento reafirma o compromisso com a interiorização do conhecimento e a valorização das realidades regionais. Participe desse encontro e contribua para o avanço da ciência, da equidade em saúde e da transformação social no Brasil”, destacou o docente.(Ascom – UNIVASF)

 

Pernambuco reduz expediente das repartições estaduais para jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)

0

Servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida

Seleção brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, ainda não definido

Pernambuco vai reduzir o expediente das repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta na segunda-feira (29), devido ao jogo do Brasil pela segunda fase de confrontos da Copa do Mundo 2026.

A Seleção Brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, adversário ainda não definido.

Com a determinação, os servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida.

A informação foi divulgada pela governadora do estado, Raquel Lyra, nas redes sociais, e pela gestão estadual em nota divulgada nesta quinta-feira (25).

De acordo com o governo de Pernambuco, as exceções são para os serviços considerados indispensáveis.

O Brasil se classificou em primeiro lugar no Grupo C após partida contra a Escócia, na noite dessa quarta-feira (24). A seleção canarinha marcou 3×0, com dois gols de Vinícius Júnior e um de Matheus Cunha.

Governadora Raquel Lyra anuncia expediente estadual reduzido no dia do próximo jogo Brasil na Copa 2026

0
 

O anúncio foi feito horas depois da vitória do Brasil por 3 a 0 contra a Escócia, resultado que garantiu para a Canarinho o primeiro lugar do grupo C da Copa do Mundo 2026

Classificação antecipada? Veja o que o Brasil precisa para avançar na ...

A governadora Raquel Lyra anunciou na noite desta quarta-feira (24), em vídeo divulgado nas suas redes sociais, que o expediente dos órgãos estaduais na segunda (29) acontecerá até meio-dia devido ao primeiro jogo de mata-mata (16 avos de final) do Brasil na Copa do Mundo 2026, que acontecerá às 14h.

O anúncio foi feito minutos depois da vitória de 3 a 0 da seleção brasileira sobre a Escócia, resultado que garantiu o primeiro lugar do Grupo C para os comandados de Carlos Ancelotti.

“Oi gente, encerrou há pouco tempo o jogo do Brasil, 3 a 0. O palpite deu certo. Só passando para dizer que, como tem jogo na próxima segunda-feira, o expediente pro estado vai até meio-dia. É claro que a gente vai torcendo pelo Hexa e trabalhando e entregando pro Pernambuco. Beijo grande no coração, salve a seleção”, anunciou a governadora.

As exceções do expediente até 12h são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará, segundo o governo estadual, a critério dos respectivos gestores. Ainda conforme o estado, a medida de horário reduzido será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Com o primeiro lugar do Grupo C, o chaveamento da Copa do Mundo 2026 fez com que o Brasil entre em campo na segunda (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos.

Até o momento, não há um adversário definido para o confronto, já que a última rodada do Grupo F acontece nesta quinta (25), às 20h. Holanda, Japão e Suécia chegam com chances matemáticas de classificação.

Como o Brasil pegará o 2º colocado do Grupo F, o prognóstico é que a Canarinho encare Japão ou Suécia na próxima fase, seleções que se enfrentam nesta quinta (25), já que a Holanda pega a Tunísia também nesta quinta (25), equipe teoricamente mais acessível da chave.

Atualmente, a classificação do Grupo F tem a Holanda na liderança com quatro pontos e um gol a mais de saldo em comparação ao Japão, que tem o mesmo quantitativo de pontos dos holandeses. A Suécia está na terceira colocação com três pontos, enquanto que a Tunísia vem na última do grupo, com duas derrotas e nenhum ponto contabilizado.

Governo de Pernambuco realiza o 3° Festival PE na Dança em Surubim, no Agreste

0

Projeto promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), por meio da coordenação de Dança da pasta, reúne apresentações de espetáculos, exibição de videodanças com o inédito Cine Dança, oficinas, ações formativas, escutas públicas e rodas de diálogos em programação democrática, gratuita e aberta ao público, nos dias 29, 30 de junho e 1° de julho

A 3ª edição do festival PE na Dança chega ao município de Surubim, no Agreste do Estado, na virada de junho para o mês de julho, nos dias 29 e 30, e encerrando no dia 1°. O evento é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Surubim. A ação institucional é voltada para o fortalecimento e para a valorização da dança pernambucana, promovendo um intercâmbio cultural entre artistas de diferentes regiões do Estado, com apresentações de espetáculos de dança, oficinas, ações formativas, exibições de videodanças em sessões de cinema, palestras, escutas públicas e rodas de diálogo sobre processos criativos com artistas. Com acesso democrático, o evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

O festival PE na Dança é uma ação que fortalece ainda mais a dança como expressão artística de transformação social. Por meio de uma programação democrática, a Secretaria de Cultura de Pernambuco promove atividades formativas, circulação de espetáculos e diálogo entre artistas e público, com atividades totalmente gratuitas. Dessa forma, reforçamos o compromisso da governadora Raquel Lyra com a valorização da classe artística da dança, de coletivos e de equipamentos culturais, consolidando a cultura como um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico”, expressa a secretária de Cultura de Pernambuco em exercício, Ana Paula Jardim.

Nesta terceira edição, o festival PE na Dança ampliou as atividades com o Cine Dança. A cada cidade por onde passa, a programação tem início com uma sessão de cinema para a exibição de quatro obras de audiovisual pernambucanas, sendo as videodanças “Corpo Onírico”, “Bailarinas em Suspeição”, “Dança Macabra” e “Afluir”. Após a sessão em cada município, há um debate com uma das diretoras dos filmes assistidos. Em Surubim, no caso, será com a artista da dança, e realizadora da obra “Afluir”, Gabi Holanda, na segunda-feira (29/06), entre as 10h e 11h30, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo.

Dando sequência às ações do primeiro dia do PE na Dança em Surubim, das 19h às 21h, também no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, acontecerá a oficina “Simplificando a contratação cultural e o acesso a editais”, visando facilitar o conhecimento de agentes culturais sobre as etapas dos editais culturais do Governo de Pernambuco. Na terça-feira (30/06), das 14h às 16h30, será a vez da oficina “Corpo-ambiente em fluxo” no Centro Cultural Dr. José Nivaldo; das 17h às 18h30 a escuta pública “A dança é para todos”, no mesmo local; e às 19h o espetáculo “Pisadas”, do grupo Manifesto Cultura Popular, seguida de roda de conversa sobre a apresentação, no Auditório da EREM Severino Farias. Na quarta-feira (1° de julho), das 14h às 16h30, haverá novamente a oficina “Corpo-ambiente em fluxo”, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo; às 19h será apresentado o espetáculo “Forró, arte e tradição”, com a Cia de Dança Surubinense, Auditório da EREM Severino Farias; e às 19h30, o espetáculo “Da lama aos céus”, do Grupo Paralelo, seguido de roda de conversa, também no EREM Severino Farias.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SURUBIM, AGRESTE DE PERNAMBUCO

Segunda-feira (29/06)

10h às 11h30 – Sessão do Cine Dança e debate com a artista Gabi Holanda

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

19h às 21h – Oficina “Simplificando a contratação cultural e o acesso a editais”, com Janaína Gomes e Cllau Soares

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

Terça-feira (30/06)

14h às 16h30 – Oficina de dança “Corpo-ambiente em fluxo”, com Gabi Holanda

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

17h às 18h30 – Escuta pública “A dança é para todos”

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

19h – Espetáculo “Pisadas”, do grupo Manifesto Cultura Popular, seguida de roda de conversa sobre o espetáculo

Local: Auditório da EREM Severino Farias

Quarta-feira (01/07)

14h às 16h30 – Oficina de dança “Corpo-ambiente em fluxo”, com Gabi Holanda

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

19h – Espetáculo “Forró, arte e tradição”, da Cia de Dança Surubinense

19h30 – Espetáculo “Da lama aos céus”, do Grupo Paralelo, seguido de roda de conversa sobre os espetáculos

Local: Auditório da EREM Severino Farias

SERVIÇO:

Festival PE na Dança 2026

Datas: 29 e 30 de junho, e 1° de julho de 2026

Local: Surubim, Agreste de Pernambuco

Realização: Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Gerência de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE)

Silvio Costa Filho é o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados

0

A partir dessa deliberação, Silvio Costa Filho passa a comandar, já na próxima semana após a reunião de líderes, um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares

Ex-ministro Silvio Costa Filho/Divulgação

Ex-ministro Silvio Costa Filho (Divulgação)

O ex-ministro e deputado federal, Silvio Costa Filho (Republicanos), foi escolhido como o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados. A indicação vem cerca de dois meses após o parlamentar deixar o Ministério de Portos e Aeroportos. A partir dessa deliberação, Silvio Costa Filho passa a comandar, já na próxima semana após a reunião de líderes, um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares.

Ao falar sobre a indicação, o ex-ministro destacou a confiança recebida dos deputados, como também do presidente da Câmara, Hugo Motta. “Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”.

Segundo o parlamentar, ao se tornar o novo líder da maioria na Câmara, pretende atuar mediante o consenso. Ainda conforme Silvio Costa Filho, a finalidade é garantir o avanço de pautas às quais são consideradas como prioritárias para o desenvolvimento do país.

“Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, salientou.

Diário de Pernambuco

Reativação da Hidrovia do São Francisco projeta novo ciclo de desenvolvimento econômico para o Vale, aponta Aciaj Juazeiro

0

Reativação da Hidrovia do São Francisco projeta novo ciclo de desenvolvimento econômico para o Vale, aponta Aciaj Juazeiro Projeto federal apresentado durante a JuazeirOpen prevê investimentos de R$ 2 bilhões, geração de mais de 20 mil empregos e fortalecimento da logística nacional

A reativação da Hidrovia do São Francisco surge como uma das mais importantes iniciativas de infraestrutura logística do país e coloca o Vale do São Francisco no centro de uma nova rota de desenvolvimento econômico. O projeto foi apresentado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) durante a JuazeirOpen – 1ª Feira de Negócios do Vale do São Francisco, reacendendo a expectativa de retomada do transporte hidroviário de cargas na região, interrompido há anos.

A nova etapa do projeto prevê a utilização do Rio São Francisco como corredor estratégico para o abastecimento das regiões Sul e Sudeste do Brasil por meio do terminal de Pirapora (MG), ampliando as alternativas de escoamento da produção regional e fortalecendo a integração logística nacional.

Com investimento estimado em R$ 2 bilhões, a iniciativa deverá gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar novos negócios e oportunidades para os municípios inseridos na área de influência da hidrovia. Segundo o chefe de gabinete da Autoridade Portuária Federal (Codeba), Carlos Luciano, a expectativa é de um impacto significativo na economia regional. “A expectativa é de um aumento substancial na geração de emprego e renda com o funcionamento da nova hidrovia”, destacou.

O projeto prevê a retomada da navegação comercial em um trecho de 1.371 quilômetros navegáveis entre Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com capacidade estimada para movimentar até 5 milhões de toneladas de cargas já no primeiro ano de operação.

Para o economista e presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), George Falcão, a iniciativa representa uma transformação histórica para a região. “A reativação da Hidrovia do São Francisco muda para melhor o cenário econômico regional, recolocando Juazeiro no lugar que merece, com a ampliação das operações de cargas e descargas e fortalecendo sua posição estratégica na logística nacional”, afirmou.

Embora ainda não exista uma definição sobre o início das obras, a Codeba reforça que o Nordeste desponta como um dos principais vetores de crescimento do país e que a Nova Hidrovia do São Francisco integra um conjunto de ações voltadas à interiorização do desenvolvimento econômico. “Somos a nova fronteira de desenvolvimento do país. Estamos promovendo a interiorização desse crescimento por meio da criação de uma nova cadeia logística multimodal, integrada à infraestrutura rodoviária já existente”, ressaltou Carlos Luciano durante a apresentação do projeto.

Além dos ganhos econômicos, a hidrovia também apresenta importantes vantagens ambientais. De acordo com a Codeba, os estudos de modelagem econômica contam com a participação da Infra S.A (Estatal ligada ao Ministério dos Transportes), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Marinha do Brasil, buscando consolidar um modelo de transporte mais eficiente e sustentável.

Um único comboio hidroviário pode substituir até 163 carretas nas rodovias, reduzindo custos operacionais, emissões de gases poluentes e congestionamentos nas estradas. A expectativa é que a retomada da navegação comercial no Velho Chico fortaleça a competitividade da produção agrícola, industrial e mineral da região, consolidando o Vale do São Francisco como um dos principais polos logísticos e econômicos do Nordeste brasileiro.

Ascom Aciaj Juazeiro

IRPF 2026: Receita liberou consulta ao 2º lote de restituição. Veja os procedimentos

0

Pagamento de R$ 16 bilhões será realizado no dia 30 de junho e contemplará quase 10 milhões de contribuintes; volume é o maior da história em número de beneficiados

De acordo com o órgão, trata-se do maior lote já registrado em número de pessoas contempladas, igualando-se ao primeiro lote de restituições de 2026 em volume financeiro - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal abriu, nessa terça-feira (23/6), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. O crédito bancário será efetuado em 30 de junho e soma aproximadamente R$ 16 bilhões, distribuídos entre 9.585.797 contribuintes.

Google Discover

O lote é composto majoritariamente por contribuintes com prioridade legal e por aqueles que passaram a ter preferência no processamento por meio de recursos digitais. Do total, R$ 4,49 bilhões serão destinados a grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos (155.060 restituições), idosos entre 60 e 79 anos (1.106.923), pessoas com deficiência ou doença grave (106.294) e professores cuja principal fonte de renda é o magistério (507.768).

Além disso, 7,7 milhões de restituições foram direcionadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que obtiveram vantagem por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem pelo recebimento via Pix. Segundo a Receita, não houve inclusão de contribuintes não prioritários fora desses critérios.

A antecipação dos pagamentos reforça, segundo o órgão, a capacidade operacional de processamento em larga escala e a busca por maior eficiência na devolução de valores ao contribuinte.

Consulta e serviços

A verificação da restituição pode ser feita pelo site da Receita Federal a partir das 9hs,  na seção “Meu Imposto de Renda”, onde o contribuinte acessa a opção “Consultar minha restituição”. Também estão disponíveis consultas simplificadas e detalhadas via e-CAC, além do aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis, que permite acompanhar a situação do CPF e o processamento da declaração.

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

(Ascom)

Michelle quebra silêncio sobre Flávio Bolsonaro em vídeo: “Me humilhou”

0

Segundo Michelle, o contato aconteceu após ela manifestar discordância em relação à articulação conduzida por lideranças do PL cearense para uma possível composição com Ciro Gomes já no primeiro turno da disputa estadual. De acordo com seu relato, Flávio retornou a ligação, mas a conversa teve um tom que a deixou profundamente incomodada.

Michelle quebra silêncio sobre Flávio Bolsonaro em vídeo: "Me humilhou"

Aex-primeira-dama Michelle Bolsonaro revelou detalhes de um episódio de atrito com o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro. Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (24), ela afirmou ter sido desrespeitada durante uma conversa telefônica relacionada às estratégias políticas do Partido Liberal no Ceará.

Segundo Michelle, o contato aconteceu após ela manifestar discordância em relação à articulação conduzida por lideranças do PL cearense para uma possível composição com Ciro Gomes já no primeiro turno da disputa estadual. De acordo com seu relato, Flávio retornou a ligação, mas a conversa teve um tom que a deixou profundamente incomodada.

A ex-primeira-dama afirmou que o senador foi ríspido durante o diálogo e que a tratou de forma desrespeitosa. Ela disse que ouviu que seria melhor permanecer afastada das decisões partidárias e que, por ter chegado mais recentemente ao cenário político, não compreenderia o funcionamento da política nacional. Michelle declarou que, diante da situação, optou por encerrar a discussão e aceitar a posição apresentada.

Veja um corte do vídeo abaixo:

No vídeo, ela reforçou sua oposição à aproximação entre setores do PL e Ciro Gomes. Para Michelle, a resistência à aliança não está ligada a cálculos eleitorais, mas sim à coerência política. Ela relembrou declarações feitas por Ciro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou considerar contraditória uma composição com alguém que, em sua avaliação, contribuiu para a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo.

Michelle também comentou a reação dos filhos de Jair Bolsonaro às suas críticas. Segundo ela, as manifestações públicas ocorreram de maneira semelhante, dando a impressão de que teriam sido previamente combinadas. Em sua avaliação, os posicionamentos apresentados pelos irmãos seguiram uma mesma linha de argumentação.

Ao responder às críticas sobre sua experiência política, a ex-primeira-dama destacou o trabalho realizado à frente do PL Mulher. Ela ressaltou que percorreu diversas regiões do país, participou da estruturação de diretorias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal e colaborou para a eleição de 1.005 mulheres em 2024.

Michelle ainda negou rumores de que estaria pressionando por candidaturas ou exigindo pedidos públicos de desculpas. Conforme explicou, o desentendimento com Flávio teria começado antes de qualquer debate envolvendo cargos ou projetos eleitorais, estando relacionado, segundo ela, a questões de respeito e consideração.

O episódio ocorre em meio às divergências existentes dentro do campo bolsonarista sobre a estratégia para as eleições de 2026 no Ceará. Enquanto parte das lideranças locais defende a união de forças para enfrentar o PT, Michelle sustenta que uma eventual composição com Ciro Gomes deveria ser discutida apenas em um possível segundo turno.

Veja o vídeo na íntegra abaixo: