Home Blog

Prazo da prisão domiciliar de Bolsonaro acaba nesta quinta(25)

0

Ministro Alexandre de Moraes decidirá se mantém ou altera a prisão domiciliar de Bolsonaro após avaliar saúde, conduta e caso de arma apreendida

Alexandre de Moraes - Jair Bolsonaro

247 – O prazo da prisão domiciliar temporária de Jair Bolsonaro (PL) termina na quinta-feira (25), e a continuidade da medida dependerá de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá analisar tanto o quadro clínico do ex-presidente quanto sua conduta durante o período de restrições.

A defesa de Bolsonaro pediu autorização a Moraes para que o ex-presidente seja submetido a uma nova bateria de exames. Os advogados afirmam que os procedimentos são necessários para acompanhar a evolução de problemas respiratórios e gastrointestinais relatados pela equipe médica.

Entre os exames solicitados estão uma tomografia computadorizada do tórax e do abdômen, uma endoscopia digestiva alta e uma pHmetria esofágica, procedimento usado para medir o grau de acidez no esôfago. De acordo com os médicos, a avaliação é considerada essencial para monitorar um quadro de pneumonia broncoaspirativa e investigar esofagite erosiva, gastrite crônica, doença do refluxo gastroesofágico, má digestão e crises recorrentes de soluço.

O relatório apresentado pela defesa afirma que Bolsonaro teve piora significativa nos episódios de soluço durante a prisão domiciliar. Pela intensidade e pela frequência das crises, os médicos informaram que foi necessário administrar doses extras de medicamentos, chegando ao chamado “limite terapêutico de segurança”. Informações do www.brasil247.com

Copa do Mundo 2026: confira os jogos desta semana e saiba onde assistir

0

22 de junho (segunda-feira)

Horário Partida Grupo
14h Argentina x Áustria J
18h França x Iraque I
21h Noruega x Senegal I
00h Jordânia x Argélia J

23 de junho (terça-feira)

Horário Partida Grupo
14h Portugal x Uzbequistão K
17h Inglaterra x Gana L
20h Panamá x Croácia L
23h Colômbia x RD Congo K

24 de junho (quarta-feira)

Horário Partida Grupo
16h Suíça x Canadá B
16h Bósnia x Catar B
19h Marrocos x Haiti C
19h Escócia x Brasil C
22h África do Sul x Coreia do Sul A
22h República Tcheca x México A

25 de junho (quinta-feira)

Horário Partida Grupo
17h Equador x Alemanha E
17h Curaçao x Costa do Marfim E
20h Tunísia x Holanda F
20h Japão x Suécia F
23h Turquia x Estados Unidos D
23h Paraguai x Austrália D

26 de junho (sexta-feira)

Horário Partida Grupo
16h Senegal x Iraque I
16h Noruega x França I
21h Cabo Verde x Arábia Saudita H
21h Uruguai x Espanha H
00h Egito x Irã G
00h Nova Zelândia x Bélgica G

27 de junho (sábado)

Horário Partida Grupo
18h Croácia x Gana L
18h Panamá x Inglaterra L
20h30 RD Congo x Uzbequistão K
20h30 Colômbia x Portugal K
23h Jordânia x Argentina J
23h Argélia x Áustria J

São João de Petrolina 2026! Hoje(22) tem:

0

Acompanhe a programação do São João de Petrolina para esta segunda-feira(22)

22 de junho | segunda-feira

  • Joelma
  • Limão com Mel
  • Mano Walter
  • Silvânia & Berg
  • Filho do Piseiro
  • Priscila Senna

23 de junho | terça-feira

  • Matheus e Kauan
  • Henry Freitas
  • Tarcísio Acordeon
  • Hugo e Guilherme
  • Iguinho & Lulinha
  • Pedro Libe

24 de junho | quarta-feira

  • Luan Santana
  • Ivete Sangalo
  • Léo Santana
  • Mari Fernandez
  • Vitor Fernandes

25 de junho | quinta-feira

  • Xand Avião
  • Bruno & Marrone
  • Thiaguinho
  • Felipe Amorim
  • Lipe Lucena
  • Elisson Castro

26 de junho | sexta-feira

  • Wesley Safadão
  • Simone Mendes
  • Menos é Mais
  • Eric Land
  • Raphaela Santos
  • Ana Costa

27 de junho | sábado

  • Henrique e Juliano
  • Nattan
  • Léo Foguete
  • Calcinha Preta
  • Grelo
  • Patrick Costa

Pode ser uma imagem de fogos de artifício, multidão e texto

Advertisement

FormaSUS oferece bolsas integrais para o curso Técnico em Enfermagem no Senac Petrolina

0

Programa da Secretaria de Saúde de Pernambuco oferece oportunidades em todo o Estado e as inscrições seguem até o dia 23 de junho

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS), está com inscrições abertas para o processo seletivo que ofertará bolsas integrais de estudo em cursos técnicos na área da Saúde. Em Petrolina, estão sendo disponibilizadas 16 bolsas integrais para o curso Técnico em Enfermagem do Senac. As inscrições seguem até o dia 23 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa: https://formasus.saude.pe.gov.br.

A iniciativa tem como objetivo conceder bolsas integrais em instituições privadas de Ensino Técnico e Superior da área da Saúde para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsistas integrais, no Estado de Pernambuco.

As bolsas são resultado da contrapartida das instituições privadas de ensino pelo uso da rede estadual de saúde como campo de prática e formação de profissionais da área. A proposta também busca fortalecer a formação de profissionais voltados para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

As aulas terão início no segundo semestre de 2026, conforme o calendário acadêmico do Senac Petrolina, após a divulgação do resultado final do processo seletivo.

Curso

O Senac Petrolina oferece o curso Técnico em Enfermagem na unidade, com uma grade que contempla noções teóricas e práticas em primeiros socorros, urgência e emergência, planejamento e execução de ações educativas sobre promoção da saúde. Além do uso de metodologias ativas de ensino, que fazem com que o estudante desenvolva autonomia e pensamento crítico. 

80 anos do Senac PE

Referência em educação profissional, o Senac Pernambuco celebra, no dia 14 de outubro, 80 anos como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado de trabalho. Com uma atuação capilarizada, a instituição conta com sede física no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, além de 13 unidades móveis 

                      Sua oferta educacional inclui cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado (Mediotec Senac PE), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior (Faculdade Senac PE), além de ações extensivas, como workshops, congressos e palestras. Em 2025, foram 42.849 matrículas e mais de 6,6 milhões de horas-aula ministradas em todo o estado.

Serviço:

Governo de Pernambuco antecipa pagamento da folha de junho para esta segunda-feira (22) e injeta cerca de R$ 1,3 bilhão na economia do Estado

0
O Governo do Estado anunciou a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de junho para todos os servidores públicos ativos, comissionados, aposentados e pensionistas. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (18) pela governadora Raquel Lyra. Com a iniciativa, o Estado injetará cerca de R$ 1,3 bilhão na economia local.
 
“A decisão de antecipar a folha de junho reafirma o nosso compromisso com os servidores públicos e permite que mais de 242 mil pessoas se organizem melhor para o período junino. Além disso, esse recurso que chega mais cedo à economia pernambucana fortalece o comércio e impulsiona diferentes setores, num momento importante para o Estado e para as famílias pernambucanas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O pagamento dos servidores será realizado na próxima segunda (22) e, com isso, mais de 242 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, estarão com o salário na conta. “O Governo do Estado antecipou o salário para que os servidores usufruam do feriado com mais tranquilidade e planejamento”, reforçou a secretária de Administração, Ana Maraíza.
 
Além disso, o dia 23 de junho será considerado ponto facultativo, que foi transferido do dia de Corpus Christi, 4 de junho. A medida vale para os órgãos e entidades da administração direta e indireta estadual, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja indispensável, garantindo a continuidade do atendimento à população.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Move Brasil: como pedir financiamento de carro para motorista de app e táxi? Veja passo a passo

0

O programa Move Brasil Táxi e Aplicativos, que entra em vigor nesta sexta-feira, busca incentivar a renovação da frota de veículos usados no transporte individual de passageiros por meio de uma linha de financiamento voltada à compra de carros novos e sustentáveis.

A iniciativa é destinada a motoristas de táxi e de aplicativos e contempla veículos novos que custem até R$ 150 mil.

O Globo reuniu as principais perguntas e respostas sobre o programa. Veja abaixo como ele vai funcionar.

O que o programa oferece?
O programa oferece crédito facilitado para a compra de veículos novos, com condições diferenciadas de financiamento. Entre os benefícios estão juros reduzidos, com taxa máxima alinhada a programas de incentivo federal, além de prazos maiores para pagamento e carência que ajudam a aliviar o fluxo de caixa dos motoristas.

A iniciativa também busca incentivar a sustentabilidade, priorizando veículos mais eficientes e de menor impacto ambiental, como modelos flex, elétricos e híbridos a etanol.

Qualquer motorista pode participar?
Podem participar do programa motoristas de aplicativos com cadastro ativo há pelo menos 12 meses e que tenham realizado ao menos 100 corridas no período na mesma plataforma.

A iniciativa também contempla taxistas com licenças e registros ativos nos órgãos de trânsito, em situação fiscal regular, além de motoristas de cooperativas.

Posso financiar qualquer carro?
O programa vale para carros de até R$150 mil, que sejam enquadrado como sustentáveis (flex, elétricos e híbridos a etanol).

Além disso, precisam ser produzidos por montadoras habilitadas no Programa Mover. Entre elas estão: Volkswagen, Fiat, Renault, GM, Honda, Hyundai, Nissan, Peugeot, Toyota, BMW, BYD e GWM.

Como a ideia do programa é auxiliar na renovação de frota, então a linha de financiamento irá operar apenas para veículos novos e não usados.

Como faço para solicitar o financiamento?
Confira abaixo o passo a passo:

A primeira etapa é acessar a plataforma gov.br/movebrasil e rolar até encontrar a opção de fazer o cadasto a partir do gov.br. (Folha de Pernambuco)

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

Já conhece o ´Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB`?

0

Programa Farmácia Popular amplia lista de medicamentos gratuitos; saiba ...

Pois conheça! 

Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode retirar medicamentos nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.

 O  Programa ´Farmácia Popular`passou a disponibilizar gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos de seu elenco à população brasileira. O programa atende 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensãodiabetesasma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

Com essa ampliação, o Farmácia Popular reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos brasileiros, facilitando o acesso a medicamentos essenciais e insumos para diferentes condições de saúde.

Univasf está com inscrições abertas para a Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

0

Semana de Ciência e Tecnologia no enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

A Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas. O evento será realizado em conjunto com o I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e o III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, com o objetivo de promover um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os determinantes sociais da saúde e os desafios do enfrentamento das iniquidades no Brasil. A iniciativa acontecerá de 6 a 8 de agosto, no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro.

Organizada pelo Observatório de Análise Situacional de Saúde (OASIS) e pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), a Semana receberá inscrições até o dia 30 de julho, com taxas que variam conforme a categoria dos participantes. Os interessados devem acessar o site do evento para realizar a inscrição.

Além da participação nas atividades, os inscritos também poderão submeter trabalhos para apresentação durante o evento. O prazo para submissão de resumos estará aberto até 30 de junho, e a divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para ocorrer até 15 de julho. Os participantes poderão submeter até dois trabalhos, escolhendo um dos seis eixos temáticos disponíveis. Todo o processo de submissão será realizado de forma on-line, por meio de formulário eletrônico. Apenas os trabalhos que atenderem integralmente às exigências do edital, ao modelo estabelecido e aos prazos definidos serão encaminhados para avaliação.

Com programação integrada ao I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e ao III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, a iniciativa reunirá pesquisadores, gestores públicos, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes. A programação contará com minicursos, conferências e mesas-redondas que abordarão temas contemporâneos, apresentarão resultados de pesquisas e compartilharão experiências voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e da atenção à saúde.

Segundo Carlos Dornels, docente do Colegiado de Medicina e coordenador do OASIS, a Semana reforça o compromisso com a descentralização da produção científica e a ampliação do debate sobre problemas de saúde que afetam populações historicamente vulneráveis. “Realizado no semiárido brasileiro, o evento reafirma o compromisso com a interiorização do conhecimento e a valorização das realidades regionais. Participe desse encontro e contribua para o avanço da ciência, da equidade em saúde e da transformação social no Brasil”, destacou o docente.(Ascom – UNIVASF)

 

Reitor da Univasf descerra placa de inauguração do Campus Paulo Afonso, inaugura Banco Vermelho e discute oferta de novos cursos com comunidade acadêmica

0

Descerramento da placa reuniu os servidores em momento simbólico para a história do Campus Paulo Afonso.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, visitou o Campus Paulo Afonso (BA) com o objetivo de realizar uma série de atividades junto à comunidade acadêmica, na manhã da quinta-feira (11). A ocasião marcou o ato de descerramento da placa de inauguração do Campus Paulo Afonso, num momento de grande simbolismo, com a presença de servidores técnicos-administrativos em educação, docentes, estudantes e funcionários terceirizados.

Ao descerrar a placa afixada no térreo do prédio junto com a coordenadora do campus, Cristiany Araújo Santos, e a coordenadora do Colegiado de Medicina, Diana Maria Alexandrino Pinheiro, o reitor Telio Leite, ao lado do ex-reitor e atual superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, fez um breve resgate sobre a criação do Campus Paulo Afonso e do curso de Medicina, em 2013. Telio Leite destacou a proposta inovadora do novo curso e os desafios que foram enfrentados pelos primeiros docentes e técnicos do campus. “Este momento sinaliza a conclusão de um ciclo para que a gente comece a pensar em novos ciclos para o Campus Paulo Afonso”, disse o reitor.

Ele também ressaltou a parceria com a antiga Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e as atividades iniciais no Centro de Formação de Profissionais de Paulo Afonso, a Escolinha da Chesf, onde o campus funcionou entre 2014 e 2022. “Há 13 anos, participamos de um evento organizado pela Chesf e pelo governo do estado da Bahia, que foi o lançamento da pedra fundamental do Campus Paulo Afonso. Aquele evento marcou o ato de doação do terreno onde o campus foi construído. Hoje, celebramos um novo marco na história do campus e da nossa Universidade”, afirmou o reitor Telio Leite.

A coordenadora do campus, Cristiany Araújo Santos, destacou a satisfação de participar do ato de descerramento da placa de inauguração. “É motivo de orgulho estarmos aqui, simbolicamente, neste momento, já que a gente já vem trabalhando há muito tempo para que a nossa Universidade e o Campus Paulo Afonso tenham excelência”, disse Cristiany, que integra a primeira equipe de técnicos-administrativos do campus.

A coordenadora do Colegiado de Medicina, Diana Pinheiro, também acompanha a evolução do curso e do campus desde o início e destacou a importância da parceria com a gestão da Universidade.  “A gente já avançou muito e tem muito a avançar, com planejamento e organização, para elevar cada vez mais o nome da Universidade e a qualidade do ensino”, afirmou Diana.

A construção do campus definitivo da Univasf em Paulo Afonso começou em 2017 e em 2022 as atividades administrativas e acadêmicas passaram a ser realizadas no novo prédio. O Campus Paulo Afonso foi inaugurado oficialmente em 5 de março de 2026 pelo então ministro da Educação, Camilo Santana, em cerimônia realizada no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O bloco acadêmico com cinco andares e vista para o rio São Francisco tem salas de aula, laboratórios, biblioteca, dois miniauditórios e um auditório maior, concluído recentemente. Foi neste novo auditório, com capacidade para 98 pessoas, que aconteceu o encontro entre a comunidade acadêmica do campus, o reitor Telio Leite e o pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro.

Oferta de novos cursos de graduação na área de Saúde foi discutida.

O encontro tratou sobre a oferta de novos cursos de graduação no Campus Paulo Afonso, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação. O campus, por meio de consulta pública à comunidade de Paulo Afonso, já deliberou sobre a criação de um curso de Psicologia. Durante o encontro, a Reitoria apresentou a proposta de criação também dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, contribuindo para consolidar a vocação do Campus Paulo Afonso na área de Saúde.

Para o servidor André Petrolini, técnico de Laboratório em Anatomia e Necropsia e professor substituto do curso de Medicina, a proposta de ofertar novos cursos na área de saúde é interessante devido à demanda da população da região por esses profissionais. “Os novos cursos, caso aceitos, serão bem-vindos, porque existe uma alta demanda por profissionais dessas áreas”, comentou.

A professora Klécia Renata de Oliveira Batista avalia como positiva a discussão sobre a ampliação dos cursos ofertados no campus, que também contribuirão para o fortalecimento do curso de Medicina. “A medicina precisa da articulação com outras áreas da saúde. Isso é importante para o próprio crescimento do campus e para cumprir a finalidade de articulação da Universidade com a comunidade”, observou. Para ela, é importante discutir sobre as perspectivas para o futuro do Campus Paulo Afonso.

Banco Vermelho – Símbolo internacional de combate ao feminicídio, o banco vermelho do Campus Paulo Afonso também foi inaugurado pelo reitor em sua passagem pelo campus. Localizado no térreo, o banco vermelho chama atenção da sociedade para as vítimas de feminicídio e convida à reflexão e ao enfrentamento à violência contra a mulher.

A instalação de bancos vermelhos nos campi da Univasf faz parte de uma campanha realizada nas universidades federais pelo Instituto Banco Vermelho (IBV) em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os bancos pintados na cor vermelha trazem frases que alertam a população acerca da violência contra a mulher. A campanha Banco Vermelho acontece na Univasf por meio da Superintendência de Políticas Afirmativas, Antirracismo e Diversidade (Spaadi) com apoio do Departamento de Manutenção (Deman), vinculado à Prefeitura Universitária (PU).

Retransmissora da TV Caatinga – A passagem por Paulo Afonso foi encerrada com uma visita à retransmissora da TV Caatinga no campus. O diretor da TV Caatinga, Jaldo Lopes, apresentou a unidade ao reitor. O local é equipado com a antena e os aparelhos de transmissão da TV Caatinga e da TV ALBA, vinculada à Assembleia Legislativa da Bahia, que também terá um canal público de TV aberta em Paulo Afonso.

Gripe ou resfriado? Especialista explica como diferenciar os sintomas e se proteger

0

Com a chegada do período mais frio, o aumento de casos de doenças respiratórias reforça a importância da vacinação e de cuidados simples no dia a dia

Com a queda das temperaturas e a maior permanência em ambientes fechados, cresce a circulação de vírus respiratórios no Brasil. Nesse cenário, uma dúvida comum volta a aparecer: como diferenciar gripe de resfriado?

Apesar de semelhantes, as duas condições são causadas por vírus diferentes e têm comportamentos distintos. De acordo com Silvia Nunes Szente Fonseca, médica infectologista e docente do IDOMED, a gripe tende a se manifestar de forma mais intensa e requer maior atenção, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

“A gripe é causada pelo vírus influenza e geralmente começa de forma súbita, com febre alta, dor no corpo e um cansaço importante. Já o resfriado é provocado por outros vírus e costuma ser mais leve, com sintomas como coriza, espirros e nariz entupido”, explica.

A especialista destaca que, embora o resfriado seja geralmente leve em jovens e adultos saudáveis, alguns vírus também exigem atenção. “O vírus sincicial respiratório, por exemplo, pode causar apenas sintomas leves nesses grupos, mas está associado a quadros graves de bronquiolite em bebês, especialmente nos primeiros seis meses de vida”, alerta.

Como identificar e o que fazer

Na gripe, os sintomas costumam aparecer de forma rápida e mais intensa, com febre alta, dor no corpo e prostração. Nesses casos, o repouso e a hidratação são fundamentais, e a avaliação médica pode ser necessária, principalmente para grupos de risco.

No resfriado, os sintomas são mais leves e progressivos, geralmente concentrados no nariz e na garganta. Medidas como hidratação, repouso e lavagem nasal costumam ser suficientes para a recuperação.

Segundo a especialista, o principal sinal de alerta é a evolução do quadro. “Febre persistente, falta de ar ou piora dos sintomas são indicativos de que é preciso buscar atendimento”.

Ela ressalta que, na prática, nem sempre é possível diferenciar os quadros apenas pelos sintomas. “Existe uma sobreposição, por isso é importante observar a evolução. Em caso de piora ou em pacientes mais vulneráveis, a orientação é procurar atendimento médico”.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção e é recomendada para grande parte da população.

Podem se vacinar: crianças a partir de 6 meses, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pacientes oncológicos e profissionais da saúde

Como se prevenir?

Algumas medidas simples fazem diferença no dia a dia: manter a vacinação em dia, lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e pouco ventilados, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar contato próximo com pessoas com sintomas.

No caso dos bebês, especialmente nos primeiros meses de vida, os cuidados devem ser redobrados. Evitar visitas quando estiver com sintomas respiratórios e manter uma boa higiene das mãos antes de qualquer contato são medidas essenciais.

Uma das principais novidades é a ampliação da proteção contra o vírus sincicial respiratório. Gestantes já têm acesso à vacinação gratuita pelo Programa Nacional de Imunizações, o que contribui para proteger também os recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

Umidificador ajuda?

O uso de umidificador pode ajudar, principalmente em períodos de ar seco, mas deve ser feito com cuidado.

O ideal é utilizar o aparelho por algumas horas, preferencialmente à noite, mantendo uma distância segura da cama e sem direcionar o vapor diretamente para o rosto. O excesso de umidade pode favorecer mofo e ácaros, o que pode piorar problemas respiratórios.

Advertisement

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

0

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo. 
 
“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Segurança
 
Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.
 
Educação
 
Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.
 
Mobilidade
Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.
 
Desenvolvimento Urbano e Habitação
 
Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.
 
O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.  
 
Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.
 
 
Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.
 
Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.
Assistência Social
 
O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil. 
 
Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.
 
Recursos Hídricos
 
Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.
 
Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.
 
Ciência e Tecnologia 
 
Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.
Fotos: Miva Filho/Secom, Yacy Ribeiro/Secom e Janaína Pepeu/Secom
Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

Espanha joga fácil em goleada sobre a Arábia Saudita e se recupera de tropeço na estreia da Copa do Mundo

0

Lançado em profundidade pelo lado esquerdo, o camisa 21 recebeu nas costas da defesa saudita e viu Yamal no segundo pau tal qual um centroavante. Após passe açucarado, o jovem de apenas 18 anos entrou de carrinho para marcar seu primeiro gols em Copas do Mundo logo aos 10 minutos.

Com o gol, Yamal ultrapassou Lionel Messi no ranking de jogadores mais jovens a marcar em Mundiais. Além disso, o craque espanhol igualou o Rei Pelé ao se tornar o segundo jogador da história a abrir o placar em uma partida de Copa do Mundo tendo 18 anos ou menos. O brasileiro fez isso ainda mais novo, aos 17 anos, em partida do Brasil contra País de Gales em 1958.

Coletivo sobressaí

Ainda que a Espanha já fosse bem superior antes de Yamal marcar, muito pelo ímpeto ofensivo que o ponta direita apresentou nos primeiros minutos de jogo, é fato que a Arábia Saudita se desorganizou depois que sofreu o primeiro gol. Com um meio-campo que parecia vazio e sistema defensivo confuso, os sauditas foram presas fáceis para o ataque espanhol e foram vazados outras duas vezes em menos de 15 minutos.

Primeiro, Oyarzabal aproveitou indefinição após escanteio para surpreender dentro da pequena área e marcar na saída do goleiro. Depois, o plantel espanhol fez a bola rodar de um lado para outro. A jogada começou na esquerda, chegou para Pedro Porro na direita, voltou para Cucurella na lateral oposta e, sem que a bola sequer tocasse o chão, foi finalizada novamente pelo centroavante.

Em grande noite, o camisa 21 quase fechou o hat-trick com um golaço de trivela. Atordoado, Alowais errou saída de bola e deixou um presente para o atacante, que tentou de fora da área e acertou o travessão.

No início da segunda etapa, a Espanha ainda fechou a goleada com gol contra de Hassan Al-Tamkakti após finalização de Cucurella.

Recardo tardio

Por mais que algumas favoritas, como a Argentina e a França, tenham dado logo no abre-alas da Copa do Mundo as devidas demonstrações de que estarão na disputa pelo título, pode-se dizer que a Espanha se iguala ao Brasil como as seleções que conseguiram se recuperar de resultados ruins na estreia ao darem boas respostas na segunda rodada.

A seleção espanhola fecha a fase de grupos na próxima sexta-feira, contra o Uruguai. A Arábia Saudita, por sua vez, enfrentará Cabo Verde em busca dos primeiros pontos na Copa do Mundo. (Informações do Jornal ´O Globo`)