Home Blog

Amputados: Famosos que não têm uma parte do corpo e você não sabia

0

Essas estrelas sabem como é viver sem um membro

Roberto Carlos - YouTube

                         Roberto Carlos

O cantor perdeu a perna direita ainda na infância, aos seis anos de idade, depois de um acidente. Durante grande parte de sua carreira, o “Rei” tentou manter esse assunto longe da sua imagem.

Em entrevista ao jornalista Nelson Motta, o cantor relembrou o atropelamento por um trem que sofreu em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Segundo o jornalista, por muitos anos, Roberto Carlos não usou prótese. O pai dele conseguiu uma prótese apenas quando ele tinha entre 13 e 14 anos, com um médico alemão do Rio de Janeiro.

          Bethany Hamilton

20 years later… This was the location of my shark incident as a 13 year old girl. I’m in awe of how much God has made beauty out of something so scary and so awful. When we face challenge, it can be hard to have hope beyond our chaos, but it is essential. I hope that my life can be a ✨hint of hope✨for you in the challenges that you face. I see the challenges along the way as a call to live in faith and to trust in God to carry me through it all! I’m so grateful to God for his faithfulness 😭🙌🏼 Life today… I have an incredible husband, 4 amazing children, one super strong arm 💪🏽🤗 and a body that still allows me to surf and do my thang! 🤙🏼 I see so much goodness through one of the hardest moments of my life. Thank you Jesus!! The past 20 years has given me the opportunity to step into a call to bring hope to others and to be a part some really amazing things. Check them out!: • @ohanaexperiences (mentorship for young women) • @beautifullyflawedfoundation (Incredible retreats for men and women with limb differences) But no doubt being a mom now and serving my family is the best call to my life! Here’s to the next

A lenda do surfe, Bethany Hamilton, perdeu o braço esquerdo em um ataque de tubarão quando tinha apenas 13 anos. Ela estava surfando na costa do Havaí na época.

                Dean Winters

Dean Winters é um ator Americano, talvez mais conhecido por seus papéis de Ryan O’Reily na Série de TV Oz da HBO e Dennis Duffy na 30 Rock da NBC. Wikipédia

Kevin Mazur/Kevin Mazur/Getty Images for BC

O baterista do Def Leppard, Rick Allen, sofreu um terrível acidente em 1984. Ele estava correndo com seu Corvette na Inglaterra quando bateu contra uma parede de tijolos.O baterista do Def Leppard, Rick Allen, sofreu um terrível acidente em 1984. Ele estava correndo com seu Corvette na Inglaterra quando bateu contra uma parede de tijolos.

 

Brasil x Japão. É duelo no mata-mata que reúne seleções com laços históricos

0

Daizen Maeda abriu o placar do jogo, aos 10 minutos do segundo tempo - (crédito: Aric Becker/AFP)

É nesta segunda-feira(29)

O futebol japonês nunca escondeu a influência brasileira em sua evolução. Nomes como Zico, Leonardo e Dunga ajudaram a abrir caminhos e deixaram marcas profundas no desenvolvimento da modalidade no país asiático.

Agora, porém, a história ganha um novo capítulo: Brasil e Japão estarão frente a frente no mata-mata da Copa do Mundo deste ano, na inédita fase de 16 avos de final. O duelo foi confirmado após o empate de 1 a 1 com a Suécia, resultado que garantiu a classificação em segundo lugar do Grupo F.

Brasil e Japão se enfrentam nesta segunda-feira (29/6), às 14h (horário de Brasília), em Houston, no Texas. A Seleção Brasileira deve permanecer em Nova Jersey e viajar para o local da partida apenas próximo ao confronto.
Na busca pela sexta estrela, o Brasil inicia um novo capítulo no Mundial diante de um velho conhecido: o Japão, adversário que tem laços históricos com o futebol brasileiro e vem de uma evolução cada vez mais consistente no cenário internacional.

Derrota recente

Em outubro do ano passado, o Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2, em partida disputada no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Foi a primeira derrota da Seleção Brasileira para os japoneses na história.

A Canarinho abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gols de João Pedro e Gabriel Martinelli. Na etapa final, porém, o Japão reagiu e virou o jogo com gols de Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda.

IBGE abre 9.652 vagas temporárias e visa contratações em dezembro

0

Atuação focará em Censo Agropecuário e em levantamento sobre a população em situação de rua; saiba como se inscrever
IBGE abre 9.652 vagas temporárias em diversas regiões do país

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais de processos seletivos que juntos somam 9.652 vagas temporárias para candidatos de níveis médio e superior. Os salários chegam a R$ 5.255,40, além de benefícios previstos dentro da lei.

As oportunidades serão em diversas regiões do país e têm como objetivo reforçar as equipes responsáveis pela realização de pesquisas e levantamentos de dados do órgão. 

Cargos e requisitos

O primeiro edital oferece 8.238 vagas de nível médio para funções operacionais e administrativas. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Agente Censitário Supervisor (ACS), Agente Censitário Administrativo (ACA), Agente Censitário de Informática (ACI), Agente Operacional Regional (AOR) e Agente Censitário Regional (ACR).

Já o segundo edital reúne 1.414 vagas para níveis médio e superior, sendo 394 para Agente Censitário de Qualidade (ACQ) e 1.020 para Analista Censitário.

As vagas para Analista Censitário contemplam áreas como:

  • Geoprocessamento;
  • Gestão e Infraestrutura;
  • Ciências Sociais;
  • Antropologia;
  • Métodos Quantitativos;
  • Jornalismo;
  • Tecnologia da Informação;
  • Agronomia;
  • Estatística;
  • Economia;
  • Geografia;
    Outras especialidades técnicas.

Para disputar as vagas de nível médio, é necessário ter concluído o ensino médio. Algumas funções também exigem Carteira Nacional de Habilitação ( CNH)  categoria B. Já os cargos de nível superior exigem diploma na área, e se necessário, registro no conselho profissional. Também é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais, e para os homens, serviço militar.

Salários, benefícios e inscrições

A remuneração varia de acordo com o cargo:

  • Analista Censitário: R$ 5.255,40;
  • Agente Operacional Regional: R$ 4.008,00;
  • Agente Censitário Regional: R$ 3.858,00;
  • Agente Censitário Supervisor: R$ 3.480,00;
  • Agente Censitário de Qualidade: R$ 2.932,00;
  • Cargos administrativos e de informática: R$ 2.128,00.

Além dos salários, os contratados terão direito a auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário.

Passo a passo para fazer a inscrição

Para as vagas do edital organizado pelo IBFC (ACA, ACI, AOR, ACR e ACS):

  1. Acesse o site da banca organizadora dentro do prazo de inscrição;
  2. Faça o cadastro e preencha o formulário com seus dados pessoais;
  3. Escolha o cargo desejado, a localidade de concorrência e o município onde realizará a prova;
  4. Finalize a inscrição e gere o boleto bancário;
  5. Efetue o pagamento da taxa de R$ 53 até a data limite prevista no edital.

Advertisement

IRPF 2026: Receita liberou consulta ao 2º lote de restituição. Veja os procedimentos

0

Pagamento de R$ 16 bilhões será realizado no dia 30 de junho e contemplará quase 10 milhões de contribuintes; volume é o maior da história em número de beneficiados

De acordo com o órgão, trata-se do maior lote já registrado em número de pessoas contempladas, igualando-se ao primeiro lote de restituições de 2026 em volume financeiro - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal abriu, nessa terça-feira (23/6), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. O crédito bancário será efetuado em 30 de junho e soma aproximadamente R$ 16 bilhões, distribuídos entre 9.585.797 contribuintes.

Google Discover

O lote é composto majoritariamente por contribuintes com prioridade legal e por aqueles que passaram a ter preferência no processamento por meio de recursos digitais. Do total, R$ 4,49 bilhões serão destinados a grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos (155.060 restituições), idosos entre 60 e 79 anos (1.106.923), pessoas com deficiência ou doença grave (106.294) e professores cuja principal fonte de renda é o magistério (507.768).

Além disso, 7,7 milhões de restituições foram direcionadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que obtiveram vantagem por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem pelo recebimento via Pix. Segundo a Receita, não houve inclusão de contribuintes não prioritários fora desses critérios.

A antecipação dos pagamentos reforça, segundo o órgão, a capacidade operacional de processamento em larga escala e a busca por maior eficiência na devolução de valores ao contribuinte.

Consulta e serviços

A verificação da restituição pode ser feita pelo site da Receita Federal a partir das 9hs,  na seção “Meu Imposto de Renda”, onde o contribuinte acessa a opção “Consultar minha restituição”. Também estão disponíveis consultas simplificadas e detalhadas via e-CAC, além do aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis, que permite acompanhar a situação do CPF e o processamento da declaração.

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

(Ascom)

SE CUIDE! Incidência entre os homens com leucemia é 20% maior do que entre as mulheres

0

Os dados são da Unidade de Federação de Leucemias. Exames laboratoriais são aliados no diagnóstico precoce das doenças

A Importância de Doar Sangue: Junho Vermelho e Junho Laranja - Clinica

Junho Laranja é o mês de campanha sobre a anemia e leucemia. O objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Dados da Unidade de Federação de Leucemias, apontam que, no Ceará, para 2026, a taxa estimada é de 9,84 casos para cada 100 mil habitantes. O exame de sangue é o primeiro passo para o diagnóstico precoce.

A leucemia é um câncer sanguíneo que afeta os glóbulos brancos e tem a médula óssea como o principal ponto de origem. O hematologista e docente do Idomed (Instituto de Educação Médica), Dr. Emmanuel Lacerda, reforça a importância de se atentar aos sintomas iniciais. “A leucemia é um câncer do sangue. Trata-se de uma doença rara e grave, cujos sintomas muitas vezes são confundidos com condições mais comuns, como cansaço, fadiga ou anemia. Os principais sinais de alerta são cansaço excessivo, infecções frequentes ou de difícil controle e sangramentos. Nem todos os pacientes apresentam todos esses sintomas ao mesmo tempo. Em fases iniciais, a doença pode se manifestar apenas por um deles. Uma das formas de levantar a suspeita de leucemia é por meio de um hemograma simples de rotina, exame que pode indicar alterações importantes e direcionar a investigação diagnóstica.”, explica.

Dados de leucemia no Ceará

Para 2026, a estimativa é de 8,95 novos casos de leucemia a cada 100 mil mulheres no Ceará. Entre os homens, a incidência é maior, chegando a 10,79 casos por 100 mil habitantes. A biomédica e docente da Faculdade Estácio, Aclessia Soares, explica como o hemograma é indispensável no rastreio da anemia e leucemia. “No caso da anemia, o hemograma pode identificar a redução da hemoglobina e do hematócrito, além de fornecer índices que ajudam a indicar o tipo de anemia. Já na leucemia, as alterações costumam aparecer nos leucócitos, as células de defesa do organismo. O exame pode mostrar aumento ou diminuição dessas células, além da presença de blastos, células jovens que podem indicar a necessidade de investigação para a doença”, esclarece.

Anemia: uma doença e diversas causas

O Dr. Emmanuel enfatiza que o diagnóstico de anemia vai além da ausência de nutrientes. “As anemias podem ter causas adquiridas ou genéticas. As adquiridas surgem ao longo da vida, por fatores como má alimentação, sangramentos, parasitoses ou problemas de absorção intestinal e gástrica. Já as anemias genéticas são herdadas da família. As mais comuns são a anemia falciforme e as talassemias, que geralmente são identificadas ainda na infância, por meio do teste do pezinho”, explica o hematologista.

Periodicidade do exame de sangue para monitorar a saúde

Para pessoas saudáveis, o hemograma pode fazer parte da rotina anual de cuidados com a saúde. “O ideal é realizar um check-up uma vez por ano. Mas, caso surja alguma queixa ou sintoma, é importante antecipar a avaliação para identificar possíveis alterações precocemente”, orienta o hematologista Dr. Emmanuel.

Já pessoas com doenças crônicas ou fatores de risco podem precisar de acompanhamento mais frequente, conforme orientação médica.

Além de auxiliar no diagnóstico, o hemograma também é uma ferramenta importante para acompanhar a resposta ao tratamento. “Quando o paciente inicia um tratamento eficaz, os parâmetros que estavam alterados tendem a voltar aos valores normais. É por meio dessa comparação entre os exames que conseguimos avaliar a evolução do quadro e a resposta ao tratamento”, explica a biomédica Dra. Aclessia.

Quanto mais precoce for o diagnóstico de uma doença, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido, cura e aumento da sobrevida dos pacientes.

Advertisement

Em Pesqueira, governadora Raquel Lyra entrega dessalinizador e requalificação de quadra da Escola Estadual Indígena Ororubá

0

Em agenda intensa no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra realizou, nesse sábado (27), a entrega de um pacote de ações voltadas à educação, infraestrutura e recursos hídricos da cidade de Pesqueira, no Agreste. Entre os anúncios, estão a abertura da licitação para o início das obras de pavimentação de cinco vias dos distritos de Papagaio e Salobro, com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão; e as entregas de um dessalinizador que beneficia a Aldeia Jatobá – Xukuru e da requalificação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, na Aldeia Canabrava, dos povos Xukuru de Ororubá.

A chefe do Executivo estadual destacou o volume de investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado em diversas áreas, a exemplo da educação, cultura e universalização do saneamento e abastecimento de água do município. “Nós que somos do interior passamos muito tempo sem ser enxergados. Esse é o maior investimento da história que o Governo do Estado traz à cidade de Pesqueira, porque a gente sabe o potencial dessa terra, que tem como principais fontes econômicas a agricultura e o turismo. Agora, os povos originários têm vez e voz”, destacou a governadora.

Em Pesqueira: Raquel Lyra entrega dessalinizador e requalificação de quadra  da Escola Estadual Indígena Ororubá - Blog Folha do Sertão

As ruas da cidade que serão pavimentadas, além do calçamento, receberão melhorias integradas de paisagismo, drenagem, sinalização vertical e praças em piso intertravado. Já o dessalinizador faz parte do programa Águas de Pernambuco, que tem aporte de R$ 78 milhões e prevê a entrega de 400 equipamentos em todo o  Estado. Com mais essa entrega, o programa atinge a marca de 100 instalações especificamente em comunidades rurais, beneficiando cerca de 6 mil famílias. 

O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, avaliou que a cidade vive um novo momento a partir da parceria com o Governo de Pernambuco. “Além das entregas de hoje, temos um pacote de obras para o nosso município que se aproxima dos R$ 100 milhões, e isso mostra que a nossa governadora é sensível aos anseios da população”, frisou.

Pelo menos, 375 estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a ser beneficiados com a requalificação da quadra poliesportiva. 

Para o deputado estadual Luciano Duque, as entregas e anúncios simbolizam o compromisso da gestão em destravar demandas históricas. “Pesqueira ficou por anos esquecida, mas a gestão colocou o município de volta no orçamento, com investimentos em diversas áreas, levando políticas públicas e desenvolvimento para quem mais precisa”, pontuou.

Acompanharam a solenidade os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Nathalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo de Recursos Hídricos, Marcelo Coutinho, e do prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Copa do Mundo! Confira todos os confrontos da segunda fase da competição. Hoje tem

0

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2026, em 11 de junho, no Estádio Azteca, Novo México, México - (crédito: Getty Images)

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2026, em 11 de junho, no Estádio Azteca, Novo México, México – (crédito: Getty Images)

 

Restam 32 equipes na corrida pela cobiçada taça. Com o término da primeira fase, 16 equipes estão eliminadas e deram adeus à América do Norte. Ao todo, classificaram-se 24 primeiros e segundos colocados. Além disso, os oito melhores terceiros colocados entre os 12 totais receberam os carimbos nos respectivos passaportes.

O primeiro confronto acontece neste domingo (28/6). Às 16h, o anfitrião Canadá duela contra a África do Sul. Este será o primeiro dia de Copa com apenas uma partida marcada. O Brasil entra em campo para enfrentar o Japão às 14h desta segunda-feira (29/6). Até quarta-feira (1º/7), serão três jogos por dia. Na quinta (2/7), mais dois, e, na sexta (3/7), mais quatro.

Entre os principais confrontos, além do encontro entre brasileiros e japoneses, também se destacam Holanda x Marrocos; Costa do Marfim x Noruega; Bélgica x Senegal; Portugal x Croácia; e Argentina x Cabo Verde.

Confira todos os confrontos da segunda fase da Copa do Mundo: 

Hoje, Domingo (28/6) 

  • África do Sul x Canadá, às 16h

Segunda-feira (29/6)

  • Brasil x Japão, às 14h
  • Alemanha x Paraguai, às 17h30
  • Holanda x Marrocos, às 22h

Terça-feira (30/6) 

  • Costa do Marfim x Noruega, às 14h
  • França x Suécia, às 18h
  • México x Equador, às 22h

Quarta-feira (1º/7) 

  • Inglaterra x RD Congo, às 13h
  • Bélgica x Senegal, às 17h
  • Estados Unidos x Bósnia e Herzegovina, às 21h

Quinta-feira (2/7) –

  • Espanha x Áustria, às 16h
  • Portugal x Croácia, às 20h

Sexta-feira (3/7)

  • Suíça x Argélia, à 0h
  • Austrália x Egito, às 15h
  • Argentina x Cabo Verde, às 19h
  • Colômbia x Gana, às 22h30

Últimos dois confrontos da madrugada de sábado (27/6) para domingo (28/6) definiram os 16 confrontos dos 16 avos de final

Advertisement

Pernambuco reduz expediente das repartições estaduais para jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)

0

Servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida

Seleção brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, ainda não definido

Pernambuco vai reduzir o expediente das repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta na segunda-feira (29), devido ao jogo do Brasil pela segunda fase de confrontos da Copa do Mundo 2026.

A Seleção Brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, adversário ainda não definido.

Com a determinação, os servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida.

A informação foi divulgada pela governadora do estado, Raquel Lyra, nas redes sociais, e pela gestão estadual em nota divulgada nesta quinta-feira (25).

De acordo com o governo de Pernambuco, as exceções são para os serviços considerados indispensáveis.

O Brasil se classificou em primeiro lugar no Grupo C após partida contra a Escócia, na noite dessa quarta-feira (24). A seleção canarinha marcou 3×0, com dois gols de Vinícius Júnior e um de Matheus Cunha.

Tristeza! Venezuela se equilibra entre o luto e a esperança do resgate

0

Moradores de Caracas reclamam da falta de máquinas para remover escombros e de lentidão no resgate. Voluntários denunciam dificuldade em acessar área devastada, após militarização. 

Membros da Polícia Nacional Bolivariana carregam corpos de vítimas dos tremores, em Caraballeda, no estado de La Guaira - (crédito: Federico Parra/AFP)

Membros da Polícia Nacional Bolivariana carregam corpos de vítimas dos tremores, em Caraballeda, no estado de La Guaira – (crédito: Federico Parra/AFP)

Vencidas as 72 horas depois do duplo terremoto — de magnitudes 7,2 e 7,5 na escala Richter — que devastou parte da Região Metropolitana de Caracas, as chances de encontrar sobreviventes reduziram-se consideravelmente. Familiares e amigos de vítimas denunciam a lentidão do resgate e a falta de máquinas pesadas para a remoção dos escombros. Os trabalhos dos socorristas também precisam ser suspensos por alguns minutos a cada réplica — até sexta-feira (26/6), mais de 300 tremores secundários tinham sido registrados na Venezuela. Nas redes sociais, multiplicam-se as súplicas por informações sobre desaparecidos, os quais a ONU estima chegarem a 50 mil.

Fotografia aérea mostra prédios destruídos na cidade de Catia La Mar, também em La Guaira, uma das mais afetadas pelos abalos
Fotografia aérea mostra prédios destruídos na cidade de Catia La Mar, também em La Guaira, uma das mais afetadas pelos abalos (foto: Federico Parra/AFP)

Em meio ao caos e ao desespero, o salvamento de um recém-nascido acendeu uma chama de esperança e foi considerado um milagre. Até o fechamento desta edição, o número de mortos no pior tremor a afetar a Venezuela em 100 anos chegava a 1.430, entre eles, dois brasileiros. Os prejuízos podem chegar a US$ 6,7 bilhões (R$ 34,6 bilhões), o equivalente a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país petrolífero afetado por grave crise econômica.

Equipes de resgate de México, El Salvador, Brasil, Estados Unidos e França desembarcaram em Caracas. Um quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve decolar, hoje, de Guarulhos (SP) com 35 bombeiros de São Paulo e de Minas Gerais.

Prédios na Venezuela ficam destruídos após terremotos; veja fotos | CNN Brasil

Fotografia aérea mostra prédios destruídos na cidade de Catia La Mar, também em La Guaira, uma das mais afetadas pelos abalos(foto: erico Parra/AFP)

Governo de Pernambuco realiza o 3° Festival PE na Dança em Surubim, no Agreste

0

Projeto promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), por meio da coordenação de Dança da pasta, reúne apresentações de espetáculos, exibição de videodanças com o inédito Cine Dança, oficinas, ações formativas, escutas públicas e rodas de diálogos em programação democrática, gratuita e aberta ao público, nos dias 29, 30 de junho e 1° de julho

A 3ª edição do festival PE na Dança chega ao município de Surubim, no Agreste do Estado, na virada de junho para o mês de julho, nos dias 29 e 30, e encerrando no dia 1°. O evento é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Surubim. A ação institucional é voltada para o fortalecimento e para a valorização da dança pernambucana, promovendo um intercâmbio cultural entre artistas de diferentes regiões do Estado, com apresentações de espetáculos de dança, oficinas, ações formativas, exibições de videodanças em sessões de cinema, palestras, escutas públicas e rodas de diálogo sobre processos criativos com artistas. Com acesso democrático, o evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

O festival PE na Dança é uma ação que fortalece ainda mais a dança como expressão artística de transformação social. Por meio de uma programação democrática, a Secretaria de Cultura de Pernambuco promove atividades formativas, circulação de espetáculos e diálogo entre artistas e público, com atividades totalmente gratuitas. Dessa forma, reforçamos o compromisso da governadora Raquel Lyra com a valorização da classe artística da dança, de coletivos e de equipamentos culturais, consolidando a cultura como um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico”, expressa a secretária de Cultura de Pernambuco em exercício, Ana Paula Jardim.

Nesta terceira edição, o festival PE na Dança ampliou as atividades com o Cine Dança. A cada cidade por onde passa, a programação tem início com uma sessão de cinema para a exibição de quatro obras de audiovisual pernambucanas, sendo as videodanças “Corpo Onírico”, “Bailarinas em Suspeição”, “Dança Macabra” e “Afluir”. Após a sessão em cada município, há um debate com uma das diretoras dos filmes assistidos. Em Surubim, no caso, será com a artista da dança, e realizadora da obra “Afluir”, Gabi Holanda, na segunda-feira (29/06), entre as 10h e 11h30, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo.

Dando sequência às ações do primeiro dia do PE na Dança em Surubim, das 19h às 21h, também no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, acontecerá a oficina “Simplificando a contratação cultural e o acesso a editais”, visando facilitar o conhecimento de agentes culturais sobre as etapas dos editais culturais do Governo de Pernambuco. Na terça-feira (30/06), das 14h às 16h30, será a vez da oficina “Corpo-ambiente em fluxo” no Centro Cultural Dr. José Nivaldo; das 17h às 18h30 a escuta pública “A dança é para todos”, no mesmo local; e às 19h o espetáculo “Pisadas”, do grupo Manifesto Cultura Popular, seguida de roda de conversa sobre a apresentação, no Auditório da EREM Severino Farias. Na quarta-feira (1° de julho), das 14h às 16h30, haverá novamente a oficina “Corpo-ambiente em fluxo”, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo; às 19h será apresentado o espetáculo “Forró, arte e tradição”, com a Cia de Dança Surubinense, Auditório da EREM Severino Farias; e às 19h30, o espetáculo “Da lama aos céus”, do Grupo Paralelo, seguido de roda de conversa, também no EREM Severino Farias.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SURUBIM, AGRESTE DE PERNAMBUCO

Segunda-feira (29/06)

10h às 11h30 – Sessão do Cine Dança e debate com a artista Gabi Holanda

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

19h às 21h – Oficina “Simplificando a contratação cultural e o acesso a editais”, com Janaína Gomes e Cllau Soares

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

Terça-feira (30/06)

14h às 16h30 – Oficina de dança “Corpo-ambiente em fluxo”, com Gabi Holanda

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

17h às 18h30 – Escuta pública “A dança é para todos”

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

19h – Espetáculo “Pisadas”, do grupo Manifesto Cultura Popular, seguida de roda de conversa sobre o espetáculo

Local: Auditório da EREM Severino Farias

Quarta-feira (01/07)

14h às 16h30 – Oficina de dança “Corpo-ambiente em fluxo”, com Gabi Holanda

Local: Centro Cultural Dr. José Nivaldo

19h – Espetáculo “Forró, arte e tradição”, da Cia de Dança Surubinense

19h30 – Espetáculo “Da lama aos céus”, do Grupo Paralelo, seguido de roda de conversa sobre os espetáculos

Local: Auditório da EREM Severino Farias

SERVIÇO:

Festival PE na Dança 2026

Datas: 29 e 30 de junho, e 1° de julho de 2026

Local: Surubim, Agreste de Pernambuco

Realização: Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)

Gerência de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE)

Gestão Andrei Gonçalves consolida Juazeiro no cenário nacional com visita da ministra Luciana Santos e novos investimentos em educação, ciência e tecnologia

0

Juazeiro voltou a ocupar posição de destaque na agenda nacional nessa sexta-feira (26), ao receber a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para o lançamento de importantes programas voltados ao fortalecimento da educação científica, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Vale do São Francisco.

A cerimônia marcou o anúncio da ampliação do programa Mais Ciência na Escola, que beneficia estudantes e professores por meio da implantação de clubes de ciência, bolsas de iniciação científica e fortalecimento dos ambientes de aprendizagem. Na Bahia, o programa reúne investimentos superiores a R$ 18 milhões e atende 182 escolas, incluindo novas unidades contempladas em Juazeiro.

O evento também apresentou o Projeto SARA – Saneamento Ambiental e Reúso de Água, desenvolvido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI). A iniciativa utiliza tecnologia social para transformar esgoto doméstico em água de reúso para irrigação agrícola, fortalecendo a agricultura familiar, a segurança hídrica, a produção de alimentos e a sustentabilidade no Semiárido brasileiro.

Durante a solenidade, o prefeito Andrei Gonçalves destacou que Juazeiro vive um momento histórico, resultado da parceria entre a Prefeitura, o Governo da Bahia e o Governo Federal.

“Juazeiro voltou a ser protagonista. Nossa cidade voltou a integrar a agenda nacional do desenvolvimento e a receber ministros de Estado, investimentos e programas estruturantes. Isso demonstra a confiança que o Governo Federal deposita no nosso município e reforça que estamos construindo uma cidade preparada para o futuro, investindo em educação, ciência, inovação e qualidade de vida para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Andrei ressaltou ainda que a presença constante de autoridades federais em Juazeiro é reflexo do novo momento vivido pelo município.

“Em apenas um ano e meio de gestão, Juazeiro tem recebido investimentos em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social, ciência e tecnologia. Estamos construindo uma cidade mais moderna, competitiva e cheia de oportunidades para a nossa gente. Esses resultados são fruto do diálogo permanente com o presidente Lula, com o governador Jerônimo Rodrigues e com os nossos parceiros institucionais”.

Em seu pronunciamento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, elogiou o momento vivido por Juazeiro e destacou o trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Andrei Gonçalves. A ministra ressaltou que o município tem se consolidado como referência na articulação de políticas públicas voltadas à educação, à ciência, à tecnologia e à inovação, tornando-se um importante parceiro do Governo Federal na implementação de programas estratégicos para o desenvolvimento regional.

“Juazeiro demonstra que investir em educação, ciência e inovação é investir no futuro. A gestão do prefeito Andrei Gonçalves tem mostrado compromisso com essas políticas e com a construção de oportunidades para a população, razão pela qual o município está sendo contemplado com importantes ações do Governo Federal”, destacou a ministra.

O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o deputado federal Daniel Almeida, o vice-prefeito Tiano Félix, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edson Valadares Porto, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Télio Nobre Leite, o deputado estadual Zó, a secretária municipal de Educação, Maéve Melo, a diretora substituta do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Dilma Trovão, além de representantes da Finep, de universidades, institutos de pesquisa, gestores públicos, professores, estudantes e lideranças da região.

Ascom Prefeito Andrei Gonçalves

GWM ORA 5 esgota 2 mil unidades em 24 horas e abre novo lote no Brasil

0

SUV elétrico supera previsão mensal de vendas e terá reajuste em julho

GWM ORA 5 esgota 2 mil unidades em 24 horas e supera a expectativa inicial de vendas da marca

A estreia do novo GWM ORA 5 no mercado brasileiro começou em ritmo acelerado. A montadora anunciou que as 2 mil unidades do lote inicial do SUV elétrico foram vendidas em apenas 24 horas, desempenho que superou a expectativa da marca para todo o primeiro mês de comercialização.

As vendas começaram no dia 24 de junho e, diante da procura, a fabricante abriu um novo lote de mil unidades. Os veículos terão prazo de entrega de até 110 dias.

Primeiras impressões

O blog FMotors já havia tido contato com o ORA 5 durante a apresentação do modelo. Na avaliação inicial, o SUV chamou atenção pelo nível de tecnologia embarcada, acabamento interno e desempenho do conjunto elétrico de 204 cv.

Novo lote disponível

A GWM manteve o preço promocional de lançamento de R$ 159 mil até o dia 30 de junho, mediante sinal de R$ 9 mil realizado pelo site da marca, concessionárias ou plataformas parceiras.

A partir de 1º de julho, o ORA 5 passará a custar R$ 159.900, um reajuste de R$ 900 em relação ao valor inicial.

Segundo a empresa, a procura pelo modelo reforça o crescimento do interesse do consumidor brasileiro pelos veículos elétricos, especialmente em modelos que oferecem maior autonomia e tecnologia embarcada.

Primeiro SUV elétrico
O ORA 5 marca uma nova fase da linha ORA no país e se torna o primeiro SUV 100% elétrico da GWM no mercado brasileiro.

O modelo utiliza motor elétrico de 204 cv e bateria LFP de 58,3 kWh. A autonomia declarada chega a 435 quilômetros pelo ciclo WLTP e 349 quilômetros segundo o Inmetro.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,7 segundos. Em carregadores rápidos DC de até 120 kW, a bateria pode ser recarregada de 30% a 80% em aproximadamente 20 minutos.

Tecnologia embarcada
Entre os principais equipamentos, o ORA 5 traz o sistema operacional Coffee OS 3, central multimídia de 14,6 polegadas e painel digital de 10,25 polegadas.

O SUV também oferece integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, atualizações remotas, assistente de voz com inteligência artificial, conectividade embarcada e pacote de assistências à condução (ADAS).

Com a forte procura registrada no lançamento, o desempenho inicial do ORA 5 indica que o segmento de veículos elétricos continua ganhando espaço no Brasil, especialmente entre consumidores que buscam modelos com maior conteúdo tecnológico e preços mais competitivos.