Home Blog

São João de Petrolina 2026! Hoje(25) tem Xand Avião, Bruno Marrone e outros

0

Acompanhe a programação do São João de Petrolina 

         Hoje tem mais. Veja a programação

25 de junho | quinta-feira

  • Xand Avião
  • Bruno & Marrone
  • Thiaguinho
  • Felipe Amorim
  • Lipe Lucena
  • Elisson Castro

26 de junho | sexta-feira

  • Wesley Safadão
  • Simone Mendes
  • Menos é Mais
  • Eric Land
  • Raphaela Santos
  • Ana Costa

27 de junho | sábado

  • Henrique e Juliano
  • Nattan
  • Léo Foguete
  • Calcinha Preta
  • Grelo
  • Patrick Costa

Pode ser uma imagem de fogos de artifício, multidão e texto

Advertisement

Silvio Costa Filho é o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados

0

A partir dessa deliberação, Silvio Costa Filho passa a comandar, já na próxima semana após a reunião de líderes, um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares

Ex-ministro Silvio Costa Filho/Divulgação

Ex-ministro Silvio Costa Filho (Divulgação)

O ex-ministro e deputado federal, Silvio Costa Filho (Republicanos), foi escolhido como o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados. A indicação vem cerca de dois meses após o parlamentar deixar o Ministério de Portos e Aeroportos. A partir dessa deliberação, Silvio Costa Filho passa a comandar, já na próxima semana após a reunião de líderes, um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares.

Ao falar sobre a indicação, o ex-ministro destacou a confiança recebida dos deputados, como também do presidente da Câmara, Hugo Motta. “Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”.

Segundo o parlamentar, ao se tornar o novo líder da maioria na Câmara, pretende atuar mediante o consenso. Ainda conforme Silvio Costa Filho, a finalidade é garantir o avanço de pautas às quais são consideradas como prioritárias para o desenvolvimento do país.

“Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, salientou.

Diário de Pernambuco

Governadora Raquel Lyra anuncia expediente estadual reduzido no dia do próximo jogo Brasil na Copa 2026

0
 

O anúncio foi feito horas depois da vitória do Brasil por 3 a 0 contra a Escócia, resultado que garantiu para a Canarinho o primeiro lugar do grupo C da Copa do Mundo 2026

Classificação antecipada? Veja o que o Brasil precisa para avançar na ...

A governadora Raquel Lyra anunciou na noite desta quarta-feira (24), em vídeo divulgado nas suas redes sociais, que o expediente dos órgãos estaduais na segunda (29) acontecerá até meio-dia devido ao primeiro jogo de mata-mata (16 avos de final) do Brasil na Copa do Mundo 2026, que acontecerá às 14h.

O anúncio foi feito minutos depois da vitória de 3 a 0 da seleção brasileira sobre a Escócia, resultado que garantiu o primeiro lugar do Grupo C para os comandados de Carlos Ancelotti.

“Oi gente, encerrou há pouco tempo o jogo do Brasil, 3 a 0. O palpite deu certo. Só passando para dizer que, como tem jogo na próxima segunda-feira, o expediente pro estado vai até meio-dia. É claro que a gente vai torcendo pelo Hexa e trabalhando e entregando pro Pernambuco. Beijo grande no coração, salve a seleção”, anunciou a governadora.

As exceções do expediente até 12h são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará, segundo o governo estadual, a critério dos respectivos gestores. Ainda conforme o estado, a medida de horário reduzido será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Com o primeiro lugar do Grupo C, o chaveamento da Copa do Mundo 2026 fez com que o Brasil entre em campo na segunda (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos.

Até o momento, não há um adversário definido para o confronto, já que a última rodada do Grupo F acontece nesta quinta (25), às 20h. Holanda, Japão e Suécia chegam com chances matemáticas de classificação.

Como o Brasil pegará o 2º colocado do Grupo F, o prognóstico é que a Canarinho encare Japão ou Suécia na próxima fase, seleções que se enfrentam nesta quinta (25), já que a Holanda pega a Tunísia também nesta quinta (25), equipe teoricamente mais acessível da chave.

Atualmente, a classificação do Grupo F tem a Holanda na liderança com quatro pontos e um gol a mais de saldo em comparação ao Japão, que tem o mesmo quantitativo de pontos dos holandeses. A Suécia está na terceira colocação com três pontos, enquanto que a Tunísia vem na última do grupo, com duas derrotas e nenhum ponto contabilizado.

COPA DO MUNDO! Jogos de hoje, quinta-feira (25.06.2026)

0

Tudo sobre a Copa do Mundo 2026: O Guia Completo para o Torcedor Brasileiro

Copa do Mundo de 2026 reserva fortes emoções para esta quinta-feira (25). Seis partidas encerram a fase de grupos das chaves D, E e F, definindo os últimos classificados dessas chaves para os 16-avos de final. Entre os principais destaques do dia estão o confronto direto entre Japão e Suécia e a definição das posições de já classificados, como Alemanha e Estados Unidos.

O que está em jogo?
Grupo D: 
Já classificados, os Estados Unidos entram em campo às 23h para confirmar a liderança da chave diante da Turquia, que já está eliminada do torneio. No mesmo horário, a disputa promete ser acirrada no confronto entre Paraguai e Austrália: quem vencer garante a vaga direta na próxima fase da competição.

Grupo E: 
Às 17h, a Alemanha cumpre tabela contra o Equador, defendendo a liderança após já ter carimbado o passaporte para o mata-mata. Na outra partida da chave, a Costa do Marfim depende apenas de si diante de Curaçao para avançar na Copa.

Grupo F: 
Às 20h, a Holanda tenta carimbar a primeira colocação do grupo contra a já eliminada Tunísia. No jogo mais equilibrado da chave, Japão e Suécia fazem um confronto direto e quem levar a melhor garante a classificação para os 16-avos de final. A tendência é que desta partida saia o adversário da Seleção Brasileira.

Confira os jogos da Copa do Mundo desta quinta-feira (25):

Horário

Partida

Grupo

17h

Equador x Alemanha

E

17h

Curaçao x Costa do Marfim

E

20h

Tunísia x Holanda

F

20h

Japão x Suécia

F

23h

Turquia x Estados Unidos

D

23h

Paraguai x Austrália

D

Gripe ou resfriado? Especialista explica como diferenciar os sintomas e se proteger

0

Com a chegada do período mais frio, o aumento de casos de doenças respiratórias reforça a importância da vacinação e de cuidados simples no dia a dia

Com a queda das temperaturas e a maior permanência em ambientes fechados, cresce a circulação de vírus respiratórios no Brasil. Nesse cenário, uma dúvida comum volta a aparecer: como diferenciar gripe de resfriado?

Apesar de semelhantes, as duas condições são causadas por vírus diferentes e têm comportamentos distintos. De acordo com Silvia Nunes Szente Fonseca, médica infectologista e docente do IDOMED, a gripe tende a se manifestar de forma mais intensa e requer maior atenção, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

“A gripe é causada pelo vírus influenza e geralmente começa de forma súbita, com febre alta, dor no corpo e um cansaço importante. Já o resfriado é provocado por outros vírus e costuma ser mais leve, com sintomas como coriza, espirros e nariz entupido”, explica.

A especialista destaca que, embora o resfriado seja geralmente leve em jovens e adultos saudáveis, alguns vírus também exigem atenção. “O vírus sincicial respiratório, por exemplo, pode causar apenas sintomas leves nesses grupos, mas está associado a quadros graves de bronquiolite em bebês, especialmente nos primeiros seis meses de vida”, alerta.

Como identificar e o que fazer

Na gripe, os sintomas costumam aparecer de forma rápida e mais intensa, com febre alta, dor no corpo e prostração. Nesses casos, o repouso e a hidratação são fundamentais, e a avaliação médica pode ser necessária, principalmente para grupos de risco.

No resfriado, os sintomas são mais leves e progressivos, geralmente concentrados no nariz e na garganta. Medidas como hidratação, repouso e lavagem nasal costumam ser suficientes para a recuperação.

Segundo a especialista, o principal sinal de alerta é a evolução do quadro. “Febre persistente, falta de ar ou piora dos sintomas são indicativos de que é preciso buscar atendimento”.

Ela ressalta que, na prática, nem sempre é possível diferenciar os quadros apenas pelos sintomas. “Existe uma sobreposição, por isso é importante observar a evolução. Em caso de piora ou em pacientes mais vulneráveis, a orientação é procurar atendimento médico”.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção e é recomendada para grande parte da população.

Podem se vacinar: crianças a partir de 6 meses, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pacientes oncológicos e profissionais da saúde

Como se prevenir?

Algumas medidas simples fazem diferença no dia a dia: manter a vacinação em dia, lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e pouco ventilados, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar contato próximo com pessoas com sintomas.

No caso dos bebês, especialmente nos primeiros meses de vida, os cuidados devem ser redobrados. Evitar visitas quando estiver com sintomas respiratórios e manter uma boa higiene das mãos antes de qualquer contato são medidas essenciais.

Uma das principais novidades é a ampliação da proteção contra o vírus sincicial respiratório. Gestantes já têm acesso à vacinação gratuita pelo Programa Nacional de Imunizações, o que contribui para proteger também os recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

Umidificador ajuda?

O uso de umidificador pode ajudar, principalmente em períodos de ar seco, mas deve ser feito com cuidado.

O ideal é utilizar o aparelho por algumas horas, preferencialmente à noite, mantendo uma distância segura da cama e sem direcionar o vapor diretamente para o rosto. O excesso de umidade pode favorecer mofo e ácaros, o que pode piorar problemas respiratórios.

Advertisement

Pernambuco reduz expediente das repartições estaduais para jogo do Brasil nesta segunda-feira (29)

0

Servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida

Seleção brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, ainda não definido

Pernambuco vai reduzir o expediente das repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta na segunda-feira (29), devido ao jogo do Brasil pela segunda fase de confrontos da Copa do Mundo 2026.

A Seleção Brasileira entra em campo às 14h contra o segundo colocado do Grupo F, adversário ainda não definido.

Com a determinação, os servidores estaduais encerrarão às atividades ao meio-dia, duas horas antes da partida.

A informação foi divulgada pela governadora do estado, Raquel Lyra, nas redes sociais, e pela gestão estadual em nota divulgada nesta quinta-feira (25).

De acordo com o governo de Pernambuco, as exceções são para os serviços considerados indispensáveis.

O Brasil se classificou em primeiro lugar no Grupo C após partida contra a Escócia, na noite dessa quarta-feira (24). A seleção canarinha marcou 3×0, com dois gols de Vinícius Júnior e um de Matheus Cunha.

Univasf está com inscrições abertas para a Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

0

Semana de Ciência e Tecnologia no enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil

A Semana de Ciência e Tecnologia no Enfrentamento das Doenças Determinadas Socialmente no Brasil, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas. O evento será realizado em conjunto com o I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e o III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, com o objetivo de promover um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os determinantes sociais da saúde e os desafios do enfrentamento das iniquidades no Brasil. A iniciativa acontecerá de 6 a 8 de agosto, no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro.

Organizada pelo Observatório de Análise Situacional de Saúde (OASIS) e pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), a Semana receberá inscrições até o dia 30 de julho, com taxas que variam conforme a categoria dos participantes. Os interessados devem acessar o site do evento para realizar a inscrição.

Além da participação nas atividades, os inscritos também poderão submeter trabalhos para apresentação durante o evento. O prazo para submissão de resumos estará aberto até 30 de junho, e a divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para ocorrer até 15 de julho. Os participantes poderão submeter até dois trabalhos, escolhendo um dos seis eixos temáticos disponíveis. Todo o processo de submissão será realizado de forma on-line, por meio de formulário eletrônico. Apenas os trabalhos que atenderem integralmente às exigências do edital, ao modelo estabelecido e aos prazos definidos serão encaminhados para avaliação.

Com programação integrada ao I Simpósio Brasileiro de Doenças Determinadas Socialmente e ao III Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, a iniciativa reunirá pesquisadores, gestores públicos, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes. A programação contará com minicursos, conferências e mesas-redondas que abordarão temas contemporâneos, apresentarão resultados de pesquisas e compartilharão experiências voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e da atenção à saúde.

Segundo Carlos Dornels, docente do Colegiado de Medicina e coordenador do OASIS, a Semana reforça o compromisso com a descentralização da produção científica e a ampliação do debate sobre problemas de saúde que afetam populações historicamente vulneráveis. “Realizado no semiárido brasileiro, o evento reafirma o compromisso com a interiorização do conhecimento e a valorização das realidades regionais. Participe desse encontro e contribua para o avanço da ciência, da equidade em saúde e da transformação social no Brasil”, destacou o docente.(Ascom – UNIVASF)

 

IRPF 2026: Receita liberou consulta ao 2º lote de restituição. Veja os procedimentos

0

Pagamento de R$ 16 bilhões será realizado no dia 30 de junho e contemplará quase 10 milhões de contribuintes; volume é o maior da história em número de beneficiados

De acordo com o órgão, trata-se do maior lote já registrado em número de pessoas contempladas, igualando-se ao primeiro lote de restituições de 2026 em volume financeiro - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal abriu, nessa terça-feira (23/6), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. O crédito bancário será efetuado em 30 de junho e soma aproximadamente R$ 16 bilhões, distribuídos entre 9.585.797 contribuintes.

Google Discover

O lote é composto majoritariamente por contribuintes com prioridade legal e por aqueles que passaram a ter preferência no processamento por meio de recursos digitais. Do total, R$ 4,49 bilhões serão destinados a grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos (155.060 restituições), idosos entre 60 e 79 anos (1.106.923), pessoas com deficiência ou doença grave (106.294) e professores cuja principal fonte de renda é o magistério (507.768).

Além disso, 7,7 milhões de restituições foram direcionadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que obtiveram vantagem por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem pelo recebimento via Pix. Segundo a Receita, não houve inclusão de contribuintes não prioritários fora desses critérios.

A antecipação dos pagamentos reforça, segundo o órgão, a capacidade operacional de processamento em larga escala e a busca por maior eficiência na devolução de valores ao contribuinte.

Consulta e serviços

A verificação da restituição pode ser feita pelo site da Receita Federal a partir das 9hs,  na seção “Meu Imposto de Renda”, onde o contribuinte acessa a opção “Consultar minha restituição”. Também estão disponíveis consultas simplificadas e detalhadas via e-CAC, além do aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis, que permite acompanhar a situação do CPF e o processamento da declaração.

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

(Ascom)

STM rejeita por unanimidade recurso de Bolsonaro contra ministro do Tribunal

0

Corte manteve tenente-brigadeiro Joseli Camelo em processo que pode cassar patente e converter soldo do ex-presidente em pensão para familiares

Julgamento na Justiça Militar não reavalia a condenação criminal imposta pelo STF, apenas a manutenção ou perda da patente de Bolsonaro - (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Por unanimidade, o Superior Tribunal Militar (STM) rejeitou, nessa quarta-feira (24/6), o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tentava afastar o ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo da relatoria do processo.

A defesa buscava a suspeição do magistrado, alegando falta de imparcialidade para julgar a ação, que pode resultar na declaração de indignidade para o oficialato e consequente perda da patente de capitão reformado do ex-presidente.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Os ministros da Corte acompanharam o entendimento da presidente do Tribunal, ministra Maria Elizabeth Rocha, que já havia negado o pedido de suspeição em março deste ano por considerá-lo “manifestamente improcedente”.

Os advogados de Bolsonaro sustentavam que Camelo teria se manifestado publicamente sobre a condenação do ex-presidente no STF no caso da trama golpista, o que comprometeria sua isenção.

A presidente do STM afirmou que as declarações citadas eram genéricas, não faziam referência direta a Bolsonaro ou ao processo específico, e apenas reproduziram entendimentos jurídicos consolidados sobre o devido processo legal. Além disso, destacou que a defesa não apresentou fatos novos, apenas repetiu alegações anteriores.

Impactos e consequências financeiras

O julgamento na Justiça Militar não reavalia a condenação criminal imposta pelo STF, mas sim se Bolsonaro mantém as condições éticas, morais e o “pundonor militar” (senso de dignidade e respeito à função) para continuar como oficial.

Pela legislação, oficiais condenados a mais de dois anos de prisão podem ser submetidos a esse tipo de avaliação. Caso seja declarado indigno, o ex-presidente perde o posto de capitão e o direito de receber seus vencimentos diretamente. O soldo seria convertido em pensão destinada à esposa ou aos filhos.

Entenda o caso

O processo de perda de patente é um desdobramento da condenação de Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2025. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar a trama golpista relacionada aos atos de 8 de janeiro de 2023.

Atualmente, o ex-mandatário cumpre prisão domiciliar humanitária temporária — cujo prazo original de 90 dias se encerra nesta quinta-feira (25) — devido ao seu estado de saúde, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O STM também analisa a situação de outros militares do chamado “Núcleo 1” da trama, como o almirante de esquadra da reserva Almir Garnier, ex-comandante da Marinha. No caso de Garnier, a Corte julgou um recurso parcialmente procedente, autorizando a produção de provas como declarações de testemunhas e registros de desempenho funcional.

Informações do Correio Brasiliense

Copa do Mundo 2026: confira os jogos desta semana e saiba onde assistir. Veja a programação

0

HOJE TEM – veja os jogos  

25 de junho (quinta-feira)

Horário Partida Grupo
17h Equador x Alemanha E
17h Curaçao x Costa do Marfim E
20h Tunísia x Holanda F
20h Japão x Suécia F
23h Turquia x Estados Unidos D
23h Paraguai x Austrália D

26 de junho (sexta-feira)

Horário Partida Grupo
16h Senegal x Iraque I
16h Noruega x França I
21h Cabo Verde x Arábia Saudita H
21h Uruguai x Espanha H
00h Egito x Irã G
00h Nova Zelândia x Bélgica G

27 de junho (sábado)

Horário Partida Grupo
18h Croácia x Gana L
18h Panamá x Inglaterra L
20h30 RD Congo x Uzbequistão K
20h30 Colômbia x Portugal K
23h Jordânia x Argentina J
23h Argélia x Áustria J

Move Brasil: como pedir financiamento de carro para motorista de app e táxi? Veja passo a passo

0

Dicas Para Financiar Seu Carro Novo ou Usado - Mais Finanças

O programa Move Brasil Táxi e Aplicativos, que entra em vigor nesta sexta-feira, busca incentivar a renovação da frota de veículos usados no transporte individual de passageiros por meio de uma linha de financiamento voltada à compra de carros novos e sustentáveis.

A iniciativa é destinada a motoristas de táxi e de aplicativos e contempla veículos novos que custem até R$ 150 mil.

O Globo reuniu as principais perguntas e respostas sobre o programa. Veja abaixo como ele vai funcionar.

O que o programa oferece?
O programa oferece crédito facilitado para a compra de veículos novos, com condições diferenciadas de financiamento. Entre os benefícios estão juros reduzidos, com taxa máxima alinhada a programas de incentivo federal, além de prazos maiores para pagamento e carência que ajudam a aliviar o fluxo de caixa dos motoristas.

A iniciativa também busca incentivar a sustentabilidade, priorizando veículos mais eficientes e de menor impacto ambiental, como modelos flex, elétricos e híbridos a etanol.

Qualquer motorista pode participar?
Podem participar do programa motoristas de aplicativos com cadastro ativo há pelo menos 12 meses e que tenham realizado ao menos 100 corridas no período na mesma plataforma.

A iniciativa também contempla taxistas com licenças e registros ativos nos órgãos de trânsito, em situação fiscal regular, além de motoristas de cooperativas.

Posso financiar qualquer carro?
O programa vale para carros de até R$150 mil, que sejam enquadrado como sustentáveis (flex, elétricos e híbridos a etanol).

Além disso, precisam ser produzidos por montadoras habilitadas no Programa Mover. Entre elas estão: Volkswagen, Fiat, Renault, GM, Honda, Hyundai, Nissan, Peugeot, Toyota, BMW, BYD e GWM.

Como a ideia do programa é auxiliar na renovação de frota, então a linha de financiamento irá operar apenas para veículos novos e não usados.

Como faço para solicitar o financiamento?
Confira abaixo o passo a passo:

A primeira etapa é acessar a plataforma gov.br/movebrasil e rolar até encontrar a opção de fazer o cadasto a partir do gov.br. (Folha de Pernambuco)

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro

Me Poupe! lança programa de educação financeira familiar em parceria com a Empoderamento Adolescente

0

“Família que Realiza” une planejamento financeiro, diálogo entre pais e filhos e autonomia dos adolescentes na rotina da casa

A Me Poupe!, o maior ecossistema de educação financeira do Brasil, lança o “Família que Realiza”, programa desenvolvido em parceria com a Empoderamento Adolescente para ajudar famílias a tratar dinheiro, consumo e planejamento de forma mais simples e clara dentro de casa.

A iniciativa parte de uma realidade comum em muitos lares brasileiros. Embora o dinheiro esteja presente nas decisões diárias, como contas, compras, mesada, uso do Pix, imprevistos e projetos familiares, o tema ainda é permeado pelo silêncio, cobrança ou conflitos. O programa propõe uma abordagem integrada, que une organização financeira, desenvolvimento emocional e comunicação entre responsáveis e adolescentes.

“Educação financeira não começa apenas na planilha, mas na forma como a família conversa, escuta e constrói acordos possíveis porque quando o dinheiro não é tratado abertamente como qualquer outro assunto dentro de casa, ele vira um problema. O ‘Família que Realiza’ nasce para transformar o tema em diálogo, planejamento e decisão compartilhada”, afirma Fernando Schmitt, CEO da Me Poupe!.

O programa é estruturado em duas trilhas complementares. A Trilha dos Pais aborda diagnóstico financeiro da família, revisão de padrões relacionados ao dinheiro, organização do orçamento doméstico, definição de responsabilidades, construção de metas e criação de combinados para sustentar mudanças na rotina. A Trilha Jovem fala diretamente com adolescentes sobre hábitos de consumo, influência das redes sociais, uso consciente do dinheiro, mesada, autonomia e participação nas decisões da casa.

A parceria reúne a experiência da Me Poupe! em educação financeira com a Empoderamento Adolescente, que tem atuação voltada ao desenvolvimento familiar, comportamento e fortalecimento do vínculo entre pais e jovens. A empresa adota metodologia ligada à psicologia do desenvolvimento e ao diálogo familiar, com foco em temas como autonomia, responsabilidade, escuta e participação dos filhos nas decisões da casa. No “Família que Realiza”, o objetivo é apoiar famílias que buscam sair do improviso, envolver os filhos nas conversas certas e criar uma relação mais saudável com o dinheiro.

Criada pela jornalista e influenciadora Nathalia Arcuri, a Me Poupe! completa 11 anos em 2026 com a marca de 1 milhão de alunos que tiveram suas vidas transformadas através da educação financeira. Nesse novo projeto, a proposta é mostrar que dentro de casa, não basta o controle de gastos, é preciso uma linguagem adequada, escuta, clareza de papéis e capacidade de transformar situações cotidianas em aprendizados. Um pedido de Pix, uma compra por impulso, uma assinatura esquecida ou uma conversa sobre mesada podem se tornar oportunidades para ensinar sobre escolha, limites e responsabilidades.

“Não precisa esperar uma crise para aprender a falar sobre dinheiro, quando todos entendem o seu papel, o dinheiro deixa de ser apenas motivo de cobrança e se torna uma ferramenta para organizar a vida, planejar sonhos e fortalecer vínculos”, finaliza o executivo da Me Poupe!.

Sobre a Me Poupe! – A Me Poupe! foi fundada em 2015 por Nathalia Arcuri, jornalista, que percebeu a necessidade de quebrar barreiras de linguagem e democratizar o acesso à educação financeira no Brasil. Depois de fazer sucesso com um blog e um canal no YouTube, hoje a Me Poupe! é uma empresa com foco em liberdade financeira massificada e acessível pelo objetivo de colocar o poder do dinheiro nas mãos de todos. Um ecossistema financeiro que une humor, informação, tecnologia e vários especialistas treinados para ensinar que todos podem ser livres financeiramente.

Especialistas Me Poupe!: Nathalia Arcuri, especialista em planejamento financeiro e fundadora da Me Poupe!, Gean Duarte, economista, especialista em Renda Fixa e educação financeira inclusiva, Bruna Andriotto, especialista em Renda Extra, e Hellen Kato, especialista em finanças pessoais.

Governo do Brasil, cada vez mais do lado do povo brasileiro